Preparação na escola: Separamos 10 dicas para lhe ajudar a fixar melhor os conteúdos.
A época de provas nos colégios e faculdades pode causar um frio na barriga de muitos estudantes, seja pela dificuldade em certos conteúdos ou pela própria necessidade de fazer as avaliações.
A memorização do conteúdo, ainda que pareça um excelente método para tirar boas notas, não é a forma mais eficiente de aprendizado.
Afinal, qual o melhor método de estudo? Siga os slides e confira algumas dicas.
 MARCAR PONTOS IMPORTANTES DOS TEXTOS
Um jeito muito simples de fixar a matéria é grifar ou sublinhar as partes mais importantes do texto, com um lápis ou marca-texto.
Primeiro, leia o texto na íntegra e, depois, faça uma releitura, destacando alguns pontos-chave, o que ajuda até mesmo na hora de revisar. No entanto, não saia grifando enormes parágrafos, uma vez que você só consegue reter parte da informação.
PALAVRAS-CHAVE
Para lembrar com mais facilidade do conteúdo, uma dica interessante é criar um resumo do conteúdo utilizando palavras-chave, em tópicos.
Desta forma, você se torna capaz de relembrar os pontos principais que não podem ficar de fora da sua resposta na prova. Vale usar pequenos blocos de papel ou até mesmo ferramentas no computador ou no celular.
MAPA MENTAL
O mapa mental é uma técnica que não é muito utilizada, mas que pode facilitar muito a vida dos estudantes. Ele auxilia a desenvolver projetos e a mostrar a relação entre diferentes ideias com um aspecto em comum.
Fazer um mapa mental é bem fácil: escreva o tema principal no centro e ligue-o, por meio de setas, a outros assuntos que podem ser posicionados em volta. Se preferir, existem sites que ajudam a criar mapas mentais bem criativos.
FLASH CARDS
Você já deve ter visto flash cards em filmes americanos. Na verdade, eles são bem eficientes em ajudar a assimilar conteúdos e tornam o ato de estudar muito mais interessante.
Escreva palavras-chaves, fórmulas e até mesmo datas nos flashcards. Se tiver preguiça de escrever à mão, dê uma olhada em alguns sites especializados no assunto.
ESTUDO DE CASO
Muitas vezes, é mais fácil entender uma teoria do que aplicá-la em casos reais ou entender suas consequências. Para ajudar, uma ótima dica é se dedicar aos estudos de casos, em que é possível ver como a ideia foi colocada em prática e que rumos tomou.
Entrar num assunto real deixa tudo mais interessante e pode te ajudar a obter uma compreensão mais aprofundada de certos conteúdos.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Depois de estudar o conteúdo da prova, é importante verificar o que você realmente aprendeu. Uma maneira de fazer isso é criar pequenos testes, ou quizes, para checar seus pontos fortes e fracos.
Você pode se juntar a um colega e fazer perguntas a ele e vice-versa ou fazer sozinho e responder às próprias perguntas.
ESTUDAR EM GRUPO
Estudar com os colegas pode ajudar a esclarecer dúvidas, beneficiando todo mundo. O estudo em grupo, com troca de informações e questões, ajuda os alunos a estabelecerem ligações entre diferentes tópicos do conteúdo e também a lembrarem do maior número de aspectos de um assunto. Mãos à obra!
MNEMÔNICA
Esta dica tem nome difícil, mas não é nada complicada. A mnemônica é uma técnica muito utilizada para memorizar listas ou fórmulas, associando esse tipo de conteúdo com informações simples.
Um exemplo famoso é a utilização dos dedos das mãos para verificar se os meses do ano têm 30 ou 31 dias. Você pode criar a sua própria mnemônica para te ajudar com um conteúdo de Biologia ou Química, por exemplo, ou até mesmo a memorizar alguma fórmula matemática.
DESENHAR
Algumas pessoas possuem maior facilidade para se lembrar de desenhos do que de palavras. Se você for uma delas, pode transformar conceitos em imagens e fazer associações entre elas para fixar eficientemente o conteúdo. Vale desenhar à mão ou até mesmo no computador.
ORGANIZAÇÃO
Uma das dicas mais importantes é manter um esquema de estudos organizado. Dividir os conteúdos entre os dias da semana evita que você fique sobrecarregado e que adie os estudos.
Uma grade de horários pode servir de motivação para deixar a preguiça de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário