A temida mancha de desodorante
Como evitar as temidas manchas deixadas pelo desodorantes?
Os desodorantes são feitos para perfumar o corpo e eliminarem as bactérias causadoras do mau cheiro; e os produtos antitranspirantes têm também a função de bloquear a saída do suor.
Um dos problemas ocasionados pelo uso de ambos são as desagradáveis manchas que podem impregnar e marcar as roupas. A seguir, você confere como evitar tais manchas e como lavar as roupas já marcadas.
Segundo Alice Lobo Siqueira, médica especialista em Dermatologia clínica, cirúrgica e estética pela USP, a produção de suor é influenciada por diversos fatores, além da temperatura corporal.
"Diversas situações podem influenciar a sudorese, como estresse, alterações metabólicas (hipertireoidismo, hipoglicemia, menopausa), uso de alguns medicamentos e até mesmo certos alimentos (alho, cebola, café, álcool) em excesso", aponta.
No entanto, a dermatologista esclarece que o suor por si só, não tem cheiro. "Os odores desagradáveis surgem quando o suor é exposto à ação de bactérias e fungos. Isso é potencializado em locais quentes, úmidos e ocluídos, como as axilas", explica Alice.
Como evitar as temidas manchas deixadas pelo desodorantes e antitranspirantes?
"As manchas brancas, que vemos quando usamos roupas escuras, podem ser evitadas escolhendo um produto transparente. No rótulo, geralmente vem escrito que evita manchas brancas", explica a dermatologista. Outra queixa frequente são as manchas amareladas.
"Essa manchas aparecem nas regiões de contato com as axilas nas roupas brancas e são causadas pelo uso do antitranspirante e não pelo suor isoladamente", esclarece Alice. As temidas manchas amarelas podem ser evitadas, com o uso do desodorante sem antitranspirante, no entanto, a transpiração não diminuirá.
Mas se você apresenta suor em excesso e não abre mão do uso de antitranspirantes, saiba como usar o produto adequadamente, minimizando o "efeito manchas amarelas": "Primeiramente, devemos secar bem as axilas, espalhar o produto uniformemente, evitando o uso de quantidade excessiva.
Espere as axilas secarem antes de se vestir e nunca aplique o produto diretamente na roupa", aconselha a dermatologista Alice Lobo.
Segundo Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia, "os tecidos de algodão e os tecidos de poliéster são os mais propensos a ficarem amarelados e tais manchas são uma das mais difíceis de serem retiradas". Para tentar removê-las, a primeira dica é lavar a roupa o mais rápido possível.
"Outra dica importante para manchas recentes é utilizar um detergente neutro, aquele mesmo de cozinha, que usamos para lavar a louça. Você passa o detergente neutro puro, esfrega suavemente e depois realiza a lavagem habitual.
Isso vai ajudar a minimizar a mancha e em alguns casos, até removê-la", explica Monteiro. O gerente ressalta que se as roupas estiverem muito amareladas e até enrijecidas na região da axila, tal lavagem não será eficaz.
Site Yahoo Brasil. Por Pedro Hosken | Yahoo Contributor Network . Getty Images.


Nenhum comentário:

Postar um comentário