Feijão de corda é mais nutritivo apesar de ser o menos consumido.
Uma curiosa situação para os produtores de feijão: apesar de ser mais nutritivo que o feijão comum (Phaseolus vulgaris), a espécie mais consumida no País, o feijão-caupi é pouco visto em prateleiras de supermercados nas cidades e poucos são os restaurantes que o oferecem no cardápio diário.
A exceção do nordeste, onde é mais consumido, o feijão caupi enfrenta problemas de comercialização em quase todas as outras regiões do país.
Para os especialista essa realidade acontece por pura falta de hábito de consumo.
A palavra caupi em português é a pronúncia exata do nome inglês para esse feijão: “cow pea” ou ervilha de vaca.
No exterior, seu consumo no meio urbano é mais disseminado que aqui, é uma comida popular também nas cidades.
No Brasil o maior produtor desse tipo de feijão, na região norte é o Pará. Ele foi introduzido há mais de 50 anos por migrantes nordestinos e hoje ocupa cerca de 70 mil hectares.
O principal atrativo do cultivo desse feijão são as suas características de adapta-se a solos de baixa fertilidade, facilitando a vida de quem não tem condições de investir também em adubação do solo.
No Brasil o feijão caupi é conhecido por cerca de 40 nomes diferentes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, como feijão-fradinho, manteiguinha, feijão-da-colônia (no Pará), feijão-de-estrada, feijão-macassar, feijão-de-corda, no nordeste.
Fonte: da Redação do Nordeste Rural
Feijão-Verde ou Feijão-de-Corda?
    Feijão-verde ou feijão-de-corda? Qual a diferença? Pelo que entendi a diferença está na colheita e não na espécie! O feijão-verde é obtido quando as vagens ainda não atingiram seu completo desenvolvimento.
Já o feijão-de-corda é colhido com os grãos já desenvolvidos e secos.
Uma leguminosa muito importante na alimentação do Norte e Nordeste do Brasil, com alta resistência à seca, mas que pode ser cultivada em qualquer local; estes que eu ganhei foram plantados pelo "seu Assis," o caseiro do sítio em Minas Gerais.
Tudo orgânico, sem adubo, cultivado e colhido manualmente por um cearense para alimentar sua família com as receitas deliciosas que a sua mulher, a Dona Fátima prepara e sempre partilha conosco.
As cores variam... branco, vermelho, verde, marrom!
E quantas receitas deliciosas podem ser preparadas com este feijão, dentre elas algumas famosas como o baião-de-dois e o acarajé.
Nome científico: Vigna unguiculata
Alguns nomes populares: feijão-verde, feijão-de-corda, caupi, feijão fradinho.
Poderá também gostar de:
http://fromourhometoyours.blogspot.com.br/2008/03/feijo-verde-ou-feijo-de-corda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário