O que você precisa saber para fazer as sobrancelhas?
Alinhadas, limpas e harmônicas. Modelar as sobrancelhas não é um trabalho tão simples e deve ser feito de maneira adequada por um profissional realmente qualificado, com higiene e segurança.
Dia após dia surge no mercado profissionais que se dizem aptos a “desenhar a sobrancelha”. Mas o que isso realmente significa?
Trata-se da retirada de pelos com o método da pinça e sua correção com hena e ou lápis, identificando o modelo mais adequado a cada formato de rosto – nesse sentido podem-se considerar características pessoais, estilos e tendências, por exemplo.
Esse serviço costuma ser mais caro do que simplesmente tirar aquele excesso de pelinhos que compromete o desenho original. Portanto, vale ficar atenta se o profissional é de fato capacitado para tanto.
Harmonia
“Um bom resultado entre as sobrancelhas, os olhos e o rosto depende de uma análise e adequação do formato, do volume e da cor que melhor se adequa às características e gosto pessoal de cada cliente”, explica Bianca Camargo, expert no design de sobrancelhas há mais de uma década.
Manutenção
Varia de pessoa para pessoa, mas em geral é preciso “limpar” os pelinhos que despontam a cada 15 ou 21 dias. Intervalos maiores podem comprometer o desenho da sobrancelha.
“A manutenção periódica evita que o cliente interfira na própria sobrancelha – o que pode comprometer ainda mais o formato”, comenta Bianca.
Peles sensíveis
Exigem atenção redobrada antes, durante e após o processo depilatório – seja com cera, pinça ou linha. A dermatologista Silvana Kaufmann sugere a aplicação de cremes antiassaduras (sim, aquelas para bebês!) dias antes e logo depois do procedimento.
“Essas pomadas reforçam a proteção natural da pele que é retirada junto com os pelos. Têm alto poder hidratante e praticamente nenhuma contraindicação”. Segundo a especialista, basta um pouquinho para acalmar a pele amenizar a vermelhidão.
Tratamentos de pele
Quem usa cosméticos de tratamento diurno ou noturno deve avisar ao profissional. “Ácidos ou ativos para clareamento e/ou renovação celular deixam a pele mais sensível e, portanto, mais sujeita a reações adversas a aplicação da cera.
Converse com seu dermatologista a antecedência ideal para suspender o uso dos cosméticos no período pré e pós-depilatório. E, é claro, avise o profissional responsável pelo procedimento”, orienta Kaufmann.
Filtro solar
As áreas do corpo que passam por processos depilatórios são ainda mais propensas a manchas. Por isso, o filtro solar é artigo de primeira necessidade, em tempos de extração dos pelinhos do rosto o uso deve ser reforçado. Capriche!
Cera quente na sobrancelha: mitos e verdades
Se aplicada com certa frequência, a cera quente pode causar flacidez – sobretudo em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço.
Mito:
“A real causa da flacidez é o enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina. A depilação não interfere nesse processo. Nem o calor e nem a ação de retirar a cera da pele alteram esses fatores, pois são estímulos superficiais”, esclarece a dermatologista.
Embora a depilação seja rápida, esse processo agride a pele.
Verdade:
“Sem dúvidas. Como mencionado acima, é um procedimento que retira a camada protetora da pele. Pode desencadear quadros inflamatórios, alérgicos e, em casos mal administrados, queimaduras de diferentes graus”, alerta Kaufmann.

Site Yahoo Brasil. Por Renata Nantes. Thinkstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário