Qual sua inteligência? Saiba mais sobre a teoria das múltiplas inteligências.
Em 1983, o psicólogo americano Howard Gardner desenvolveu a teoria das múltiplas inteligências, na qual diz que os seres humanos possuem oito diferentes tipos de inteligência. Alguns anos depois, o psicólogo acrescentou mais uma.
Segundo ele, ninguém é “mais inteligente” do que outrem, pois maioria das pessoas possui um ou dois tipos de inteligências mais desenvolvidas, o que explica alguém ser bom em idiomas e ruim em matemática, por exemplo.
LÓGICO-MATEMÁTICA
Essa é a inteligência que remete ao universo lógico, de números e fórmulas. Pessoas assim confrontam e avaliam objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes, e possuem facilidade em compreender padrões lógicos ou numéricos.
É o raciocínio científico, indutivo e dedutivo. Característica de físicos, químicos, matemáticos e outras áreas da ciência.
MUSICAL
A capacidade de apreciar, compor, discriminar, transformar e expressar formas musicais ou sons. Pessoas com essas características possuem a habilidade de identificar ritmos, tons, melodias e timbres. É predominante em compositores, críticos musicais, maestros e músicos.
ESPACIAL
Pessoas que têm a habilidade de perceber as cores, formas e texturas, além de ter grande capacidade de criação. Este tipo de perfil é predominante em arquitetos, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, pois são muito criativos e sensíveis, capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência tão desenvolvido geralmente não consegue.
CORPORAL-CINESTÉSICA
A habilidade de quem dança e/ou pratica esportes, pois essas pessoas possuem grande facilidade em se locomoverem pelo espaço, conhecem o potencial físico do seu corpo e têm boa coordenação motora. Também possuem facilidade no uso das mãos para produzir ou transformar coisas.
INTRAPESSOAL
Provavelmente a inteligência mais rara, pois é aquela relacionada a capacidade do autoconhecimento, do autocontrole e do equilíbrio interior.
É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios. Pessoas assim têm a capacidade de discernir e discriminar as próprias emoções com extrema facilidade
COMUNICAÇÃO
Característica muito importante para professores e políticos, por exemplo, pois está ligada à habilidade de lidar com outras pessoas e a trabalhar em grupo. Pessoas assim conseguem entender as intenções, motivações e desejos dos outros ao redor.
NATURALISTA
O naturalista é aquele fascinado pela natureza, ar livre e animais. Possuem a capacidade de reconhecer e classificar as diversas espécies da flora e da fauna, além de terem sensibilidade aos fenômenos naturais. Os exemplos típicos desta inteligência são os biólogos e os botânicos.
EXISTENCIAL
A teoria da inteligência existencial foi a última a ser proposta por Gardener. É a características das pessoas que refletem e ponderem as questões fundamentais da existência humana, como a vida e a morte. Exemplos dessa inteligência são os líderes espirituais e os filósofos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário