13 formas de não ficar com a barriga inchada depois de comer.
Você acabou de curtir um jantar delicioso e agora está satisfeito e feliz. Mas como acontece com os pequenos prazeres da vida, uma boa refeição pode causar um pouco de dor, metafórica e literal, fazendo sua barriga ficar inchada.
Acabe com o inchaço na barriga depois do jantar.
Fichar inchado é muito ruim. Você precisa pensar na roupa que vai usar (ou seja, adeus vestidos curtos e olá roupas largas), acaba se sentindo super lenta e desajeitada e sempre tem alguém pra achar que você está grávida de três meses. Terrível!
Esse problema é ainda pior depois de comer. Em uma pesquisa recente, 25% dos entrevistados disseram que o inchaço pós refeição prejudicou ao menos uma ocasião importante ou especial em suas vidas.
“O inchaço pode afetar qualquer pessoa e pode ser extremamente irritante e desconfortável, especialmente se você estiver usando algo que não esconda o problema particularmente bem, ou estiver planejando sair mais tarde e quer estar em sua melhor aparência”, explica a médica Clare Morrison, no www.MedExpress.co.uk
Mas há certos truques que você pode utilizar para minimizar o problema. Veja a seguir:
Não coma em excesso
Sim, nós sabemos que você não quer deixar nada no prato, mas comer mais do que o necessário só aumentará o inchaço. “Se estiver satisfeito, não force a si mesmo a terminar seu prato.
Você também pode tentar comer mais devagar e mastigar bem os alimentos. Quando você come muito rápido, engole muito ar, o que pode levar você a reter gases”, explica Clare Morrison.
Reduza o tamanho da porção
Sabemos que é difícil, mas vale a pena, especialmente para evitar o inchaço. “Em vez de três grandes refeições diárias, que dificultam o trabalho do seu sistema digestivo, o melhor é comer várias porções pequenas durante o dia.
Comer com mais frequência também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e gerenciar a fome. Lembre-se de comer o que seu corpo precisa, não o que você quer!“, explica Lisa Roukin do sitewww.myrelationshipwithfood.com
Coma devagar
A tentação de atacar a comida pode ser muito forte, mas o seu intestino agradece quando você vai devagar. “Comer rápido e não mastigar corretamente os alimentos leva ao acúmulo de gases no intestino”, explica Lisa Roukin.
“Suas refeições devem durar ao menos trinta minutos, em vez dos 5 ou 10, como estamos acostumados. Isso permitirá que você saboreie mais os alimentos e torne suas refeições mais satisfatórias.
Lembre-se de que a digestão começa na boca, mastigando os alimentos corretamente, para que seu corpo não tenha tanto trabalho desnecessário”.
Corte o sal
É claro que as batatas fritas não são a mesma coisa sem ele, mas você sabia que o sal também pode causar inchaço? “Tente evitar alimentos ricos em sal.
Além da infinidade de problemas de saúde que esse condimento causa a longo prazo, uma dieta rica em sal pode causar retenção de líquido e inchaço”, explica a doutora Clare Morrison.
Faça exercícios antes do café da manhã
“Exercitar-se antes do café da manhã pode prevenir o acúmulo de gases que causa o inchaço. Apenas 15-20 minutos de caminhada podem ser o suficiente para fazer maravilhas pelo seu sistema digestivo”, explica a Dra. Tatiana Lapa.
Apele para as bactérias
As bactérias “amigáveis” podem fazer muito por você. “Caso possa tomar um iogurte probiótico todas as manhãs, essa é uma ótima ideia”, sugere a Dra. Tatiana Lapa. “As bactérias ajudam a mover o alimento do estômago para o intestino, o que pode impedir a distensão abdominal.
Se você não gosta de iogurte, suplementos de acidófilos também são uma boa opção”.
Aumente sua ingestão de água
Parece contra intuitivo, mas funciona. “Se você está se sentindo inchada, provavelmente pensa que o melhor é não tomar água, mas, na verdade, o que piora o inchaço é não ingerir líquidos, da mesma forma que dietas muito restritivas fazem seu corpo acumular gordura, pensando que irá morrer de fome”, explica a Dra. Marilyn Glenville, autora do livro Natural Alternatives to Sugar.
“Eu recomendo um chá de ervas, como Dente de leão, pois ele contém um diurético natural que ajuda a estabelecer um equilíbrio saudável dos fluidos corporais. Também é uma boa ideia evitar bebidas com gás”. Por razões óbvias!
Tome um pouco de sol
Quem diria que tomar sol pode curar um inchaço? “A vitamina D, também conhecida como a vitamina do sol, pode ajudar a estabilizar os movimentos intestinais e aliviar os sintomas do inchaço.
Se estiver preocupada com a possibilidade de não estar recebendo vitamina D o suficiente, talvez por não ficar muito tempo ao ar livre, recomendo um suplemento alimentar”, diz Marilyn.
Alongue-se
Por mais que você só tenha vontade de ficar deitado no sofá sem fazer nada, o melhor para se livrar de um inchaço pós refeição é se movimentar um pouco.
“Tente fazer alongamentos e tocar os dedos dos pés. A gravidade ajudará a remover os gases do seu corpo”, diz a especialista em bem estar Ramona Braganza. Ela sugere alguns exercícios simples para reduzir o inchaço.
“Exercícios com giro podem empurrar o ar para fora do sistema digestivo. Eles podem ser feitos no chão ou numa cadeira”, ela diz. “Sente-se com os pés para frente, gire para direita e tente tocar a parte de trás da cadeira. Repita o processo para o lado esquerdo.”
Tome um chá de hortelã
Esqueça aquele cafezinho pós-refeição e tome um chá de hortelã em vez disso. “O chá de hortelã pode ser muito benéfico para seu sistema digestivo, ajudando a aliviar problemas como o inchaço”, diz a nutricionista Zoe Martin do Discount Supplements.
“A hortelã possui propriedades relaxantes e antiespasmódicas, aliviando cólicas que causam desconforto e flatulência”.
Mastigue bem os alimentos
Sua mãe não falava isso apenas por implicância. A mastigação correta faz toda a diferença. “Tente mastigar até que o alimento se liquidifique. Isso vai garantir que ele seja digerido corretamente.
Além disso, quando você passa mais tempo mastigando a comida, sua refeição se torna mais satisfatória, evitando que você coma em excesso”, explica a doutora Marilyn Glenville.
Vá até a raiz do problema
“Se você perceber que fica constantemente inchada após comer, pode ser uma questão de intolerância alimentar”, sugere a nutricionista Zoe Martin.
“Coisas como leite, glúten e arroz integral podem causar desconforto no estômago e intolerância em algumas pessoas. Tente remover certos alimentos da sua dieta por 10-14 e veja se há alguma melhora”.
Evite alimentos problemáticos
Existem certos alimentos que são inimigos declarados da sua silhueta. “Alguns alimentos são frequentemente responsáveis pelo inchaço em várias pessoas. Frutas, incluindo maçãs e melancias, causam inchaço porque contêm frutose.
Se o seu corpo não absorve bem a frutose, este pode ser o problema. O alho, embora seja um excelente antibacteriano, também pode produzir inchaço. Feijões contêm açúcares que podem causar gases e o brócolis também pode causar inchaço.
Lentilhas são muito ricas em fibras, que podem causar gases se consumidas em excesso. Para evitar isso, você deve cozinhá-las bem e optar pela versão mais clara deste alimento, que tem um pouco menos de fibras do que a mais escura.
Finalmente, adoçantes como o surbitol, manitol e xilitol podem causar problemas digestivos”, aconselha Ayesha Akbar, gastroenterologista do St Mark’s Hospital.
Marie-Claire Dorking. [foto: Getty].

Nenhum comentário:

Postar um comentário