6 mudanças que você pode fazer no seu quarto para dormir melhor.
Quarto à noite:
Diversos fatores e costumes podem interferir na qualidade do sono de uma pessoa. Mas o ambiente onde dormimos também importa - e muito!
Detalhes como a iluminação, o material dos lençóis e até a cor das paredes influenciam no período do descanso noturno. Se você acha que alguma coisa não está legal no seu cantinho, fique de olho nestas dicas:
1. Pinte o quarto de cores neutras
Aquela parede pink ou roxa do seu quarto pode ser linda, mas ela não é a melhor opção para quem busca um sono reparador.
De acordo com a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, os tons que estimulam o relaxamento são azul e outros mais neutros, como o cinza. Estudos já demonstraram que pessoas cujos dormitórios são dessas cores dormem por mais tempo em relação àquelas que passam a noite em locais megacoloridos.
A explicação é que tons neutros e azulados acalmam, baixando a pressão arterial e a frequência cardíaca. O resultado? Um sono profundo e tranquilo.
2. Mantenha a luz baixa
Apagar a luz do quarto imediatamente antes de dormir ou ficar mexendo no celular até pregar os olhos são atitudes contraindicadas se você deseja ter uma boa noite de descanso.
É que a iluminação excessiva causa distração e impede o sono de vir. A orientação, portanto, é desligar todos os aparelhos eletrônicos e manter apenas uma luz baixa - como um abajour ou até uma vela - de 30 a 60 minutos antes de ir para a cama.
3. Aposte em cortinas
E melhor ainda se elas forem do tipo blackout, que bloqueia qualquer raio de luz que tente entrar no seu quarto para despertar você.
4. Troque os lençóis
Se a sua roupa de cama é de materiais sintéticos, fique de olho: elas podem estar irritando a sua pele ou até superaquecendo a sua cama.
Daí porque as opções 100% algodão, mais macias, são indicadas.  
5. Reposicione o seu alarme
Segundo a Fundação Nacional do Sono, ficar ouvindo o ponteiro do relógio fazer tic-tac pode aumentar o nível de stress, o que só impede o sono de chegar.
O melhor é colocar o aparelho em um lugar em que você não consiga vê-lo nem ouvi-lo da sua cama.
6. Renove o travesseiro
Com o tempo, o acessório em que você apoia a cabeça para dormir vai perdendo a firmeza (e até se tornando anti-higiênico!), e o posicionamento errado do pescoço torna desconfortável o descanso noturno - sem falar que pode causar um montão de problemas de postura.
Se achar que o seu travesseiro já passou da validade, hora de trocar por um novo!
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário