Como prevenir cárie quando você tem queda por doces.
Graças aos anos de educação dos pais, professores e dentistas podem contribuir para evitar a cárie dentária. Para aqueles que apreciam o sabor do açúcar, a queda por doces pode não só provocar cárie, mas também o sentimento de culpa cada vez que comê-los.
Porém, seguindo algumas práticas de bom senso, aqueles que consomem mais açúcar do que a média podem manter os dentes saudáveis. Enumeramos algumas dicas que podem ajudar os amantes de açúcar na prevenção da cárie.
Escove os dentes regularmente
Embora isso possa parecer elementar, uma vida corrida muitas vezes o impede de escovar os dentes tão frequentemente quanto você deveria. Para manter seus dentes limpos, você deve:
•    Carregar uma escova de dente portátil ou descartável com você em todos os momentos. Escovas de dente portáteis podem ser uma mão na roda para adultos ocupados, que trabalham na rua o dia inteiro.
Elas permitirão você ir rapidamente ao banheiro depois de saborear uma sobremesa açucarada ou um lanche e remover qualquer alimento ou açúcar dos dentes;
•    Troque sua escova de dente em casa. Se você consome uma grande quantidade de doces, provavelmente há uma chance maior do risco de acúmulo de placas do que uma pessoa dentro da média, uma vez que a placa se multiplica em um ambiente rico em carboidratos.
Escovas de dentes com cerdas de macias e cabeças pequenas (compactas) são projetadas para ser melhores em limpeza de difícil acesso.
Outras dicas
Para aqueles sem possibilidade ou vontade de carregar uma escova de dente, enumeramos outros fatores a serem considerados:
•    Use um enxaguante bucal para remover o máximo de açúcar e resíduo possível. Enquanto enxaguantes bucais que contêm flúor são ideais, o bochecho com água pode ajudá-lo quando não há outra opção disponível;
•    Mascar chicletes sem açúcar após uma refeição, por exemplo, ajuda a limpar os dentes. O chiclete aumenta a produção de saliva, auxiliando na remoção da placa que cobre os dentes;
•    Escolha lanches menos açucarados. Obviamente, as frutas são uma maneira saudável de satisfazer o desejo por doces, mas para aqueles que não querem substituir uma rosquinha por uma banana, por exemplo, ainda existem algumas opções para diminuir o risco de cárie.
Por exemplo, uma fatia de bolo não vai grudar nos dentes tanto quanto um brownie com calda de chocolate ou caramelo
O segredo para prevenir a cárie depois de ingerir alimentos açucarados é simplesmente evitar que a boca permaneça revestida de açúcares. Saiba mais sobre cárie e sua prevenção no Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2016 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados.
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário