Conheça os benefícios dos diferentes tipos de chá.
Tomar chá, por prazer ou para tratar doenças, é um hábito milenar. Os princípios ativos presentes nas plantas e ervas de chá são fitoterápicos, isto é, são uma forma de tratamento médico natural.
As vantagens que a bebida pode trazer vão do combate a dores de cabeça à prevenção da diabetes.
É importante lembrar que os chás não devem ser consumidos após 24 horas após sua preparação e também não devem ser reaquecidos.
Dito isso, saiba quais são alguns dos benefícios produzidos pelos chás.
INFUSÃO, MACERAÇÃO E DECOCÇÃO
Os chás podem ser preparados por infusão, maceração ou decocção. De acordo com o Guia Prático de Plantas Medicinais (2015), da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a infusão é feita com água fervente, colocada sobre as flores e folhas de uma planta.
O recipiente é abafado por 10 a 15 minutos.
A maceração consiste em amassar ou picar a planta, colocando-a em contato direto com água em temperatura fria ou ambiente, de 10 a 24 horas, dependendo da parte utilizada.
O processo de decocção consiste em colocar a planta para ferver juntamente com a água, por até 20 minutos. Após todos os procedimentos, o líquido deve ser coado. Foto: Reprodução/Pixabay
DIFERENTES TIPOS DE CHÁ
Os chás diferem na forma de colheita e de processamento. Os chás branco, vermelho e verde são feitos a partir das folhas da planta Camellia sinensis. Famoso, o chá verde é rico em antioxidantes e está relacionado ao tratamento de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
O chá preto passa por um processo de fermentação, o que causa um escurecimento nas folhas. Ele tem alto nível de cafeína, atua como anti-inflamatório e auxilia em processos intestinais. Foto: Akuppa John Wigham/Creative Commons
CAMOMILA                                            
Segundo Lara Natacci, nutricionista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o chá de camomila é conhecido por dois efeitos principais.
“O primeiro é a ação calmante que a camomila tem, ela afeta o sistema nervoso central e ajuda a induzir o sono”. A outra é a melhora do movimento intestinal.
De acordo com a nutricionista, alguns estudos também mostram que a camomila tem efeito antioxidante no organismo.
BOLDO
De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, o chá de boldo facilita o trabalho da vesícula biliar e contribui para a digestão de gorduras, por causa de seus princípios ativos.
O boldo é indicado para combater as dores de estômago, dores de cabeça, males do fígado, diarreia e desconforto causado por gases intestinais.
“O chá, porém, deve ser usado com cautela, pois, em excesso, pode provocar irritação gástrica”, aponta Roseli. Foto: Tiago Queiroz/Estadão
CAPIM-CIDREIRA
Lara Natacci, nutricionista da SBAN, explica que o chá de capim-cidreira atua no sistema nervoso central e tem efeito calmante, induzindo o sono.
O chá também funciona com efeito laxativo, é a erva mais indicada para quem tem intestino preso”, afirma. O capim-cidreira também tem ação analgésica e carminativa, isto é, atua contra os gases estomacais.
CARQUEJA
O chá de carqueja é utilizado como diurético. Segundo a nutricionista Roseli Rossi, ele atua beneficamente em casos de anemia, cálculos biliares, diarreias e enfermidades do baço, da bexiga, do fígado e dos rins.
Ele combate a má digestão, ajudando a diminuir azias, e pode ser usado para combater a má circulação do sangue, inflamações das vias urinárias, diabetes, icterícias e vermes intestinais.
ERVA- -DOCE
A infusão de erva-doce atua principalmente no sistema digestivo. Ela tem ação antiespasmódica, isto é, diminui a formação de gases intestinais.
Segundo Lara Natacci, nutricionista da SBAN, a erva-doce também pode ter ação antioxidante. A oxidação é um dos fatores que contribui para o envelhecimento e pode facilitar o surgimento de doenças como diabetes e doenças cardíacas.
A infusão de erva-doce também pode ser usada contra azia, vômitos, mau-hálito e vertigem. Foto: Poppet with a camera/Creative Commons.
HORTELÃ
O chá de hortelã tem ação anti-inflamatória e combate processos inflamatórios na mucosa intestinal. Ele pode ser usado no combate a náuseas, vômitos, gases e  ausência de fluxo menstrual.
“A hortelã possui princípios ativos utilizados para o relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, que aumentam a produção e a secreção biliar, facilitando a digestão dos lipídios”, explica a nutricionista Roseli Rossi.
O chá de hortelã também apresenta função de vermífugo, analgésico e diurético. 
ERVA-MATE
A infusão de erva-mate estimula a digestão. Segundo a nutricionista Lara Natacci, da SBAN, existem estudos que afirmam que o mate ajuda a diminuir o colesterol, melhorando a circulação e diminuindo o acúmulo de gordura nas artérias.
“Outras pesquisas apontam um efeito termogênico, parecido com o da cafeína e o do chá verde; Mas é preciso uma grande quantidade para fazer efeito, cerca de quatro xícaras de chá”, aponta. Foto: Alex Silva/Estadão. Foto: Reprodução/Pixabay.
Jornal ESTADÃO online,

Nenhum comentário:

Postar um comentário