Saiba os truques de uma cozinha sem armários.
Aprenda a deixar o cômodo organizado, moderno e decorado sem a necessidade do uso desses móveis
Organização e planejamento são as palavras de ordem para se ter uma cozinha bonita e sem armários. E sim, é possível viver sem eles! Mas ninguém quer entrar no cômodo e sentir que o local está completamente desarrumado e desorganizado.
Segundo a arquiteta e designer de interiores da Tsuru Arquitetura, Ana Carolina Faria, é preciso ter uma ordem na disposição dos objetos para trazer simetria e conforto visual aos moradores e visitantes. Na ausência dos móveis, a vantagem é ter exposto na cozinha apenas o que é fundamental.
“Dar destino certo a cada um dos objetos torna tudo mais fácil na hora de achá-los e utilizá-los”, ensina.
É preciso ter uma ordem na disposição dos objetos para trazer simetria e conforto visual aos moradores e visitantes.
No lugar dos armários entram outras soluções, que irão deixar o cômodo bonito, prático e funcional.
As opções são infinitas, segundo Ana. “Podemos utilizar prateleiras, suportes metálicos, nichos, caixas de feiras e estantes modulares. Tudo vai depender da quantidade de utensílios que serão guardados e como o morador deseja expor o que tem ali”, explica.
É assim na cozinha da profissional de relações públicas Isabela Flores. Prateleiras foram destinadas aos pratos, copos e travessas, enquanto os ganchos abrigam panelas, pegadores e conchas. Acima da pia foi instalada uma chapa de ímã horizontalizada, onde as facas maiores ficam “grudadas”.
“No começo achei que seria difícil não ter armários, porque meu apartamento é muito pequeno e tenho um enxoval grande. Mas ficou tudo lindo e charmoso depois de uma boa organização. Nem lembro que não tenho armários. Expor as peças virou um tipo de decoração”, diz ela.
As cozinhas sem armários ficam ainda mais charmosas quando as peças aparentes seguem padrões de cores, temas ou estampas.
Por falar em decoração, as cozinhas sem armários ficam ainda mais charmosas quando as peças aparentes seguem padrões de cores, temas ou estampas – toda a louça vermelha, amarela, listrada, e por aí vai. Em cômodos com nichos para armários embutidos, as clássicas “cortininhas” podem ser protagonistas.
Segundo Ana, com o uso da cortina é possível ter mais possibilidades de mudar o estilo do ambiente, seja com um tecido bacana ou com estampas e cores diferentes.
Ela atenta para que a escolha dessa cortina seja harmoniosa e “converse” com o resto do estilo da cozinha. “Deve-se usar ainda um tecido que resista à umidade e à gordura, e de que de tempos em tempos deve ser lavado e trocado”, pondera.
Por falar nisso, a limpeza é outro fator essencial quando se opta não ter armários. É que as peças estão mais expostas à poeira e gordura diárias. Na casa da Isabela, por exemplo, as prateleiras onde estão os copos recebem uma nova folha de papel alumínio ou papel toalha a cada semana. As peças que passam mais tempo sem ser usadas são lavadas uma vez por mês.
Podemos utilizar prateleiras, suportes metálicos, nichos, caixas de feiras e estantes modulares;

Nenhum comentário:

Postar um comentário