Aprenda a lavar do jeito certo alimentos que vão ser consumidos com casca.

Aproveitar os alimentos por completo evita o desperdício e faz muito bem para a saúde, já que as cascas concentram altas doses de nutrientes. “Elas são excelentes fontes, principalmente de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de possuírem vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde”, ressalta a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral.
Porém, os microrganismos existentes nos alimentos ingeridos crus podem ser causadores da disenteria. Por isso, é tão importante gastar mais tempo na limpeza dos vegetais.
Qual a recomendação?
As principais vítimas das bactérias são crianças com menos de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas e pessoas que usam medicamentos imunossupressores.
Para serem ingeridos crus, os vegetais devem ser bem-lavados, com ajuda dos dedos ou uma esponja por toda a superfície para retirar terra, bactérias e larvas.
Se for ingerir legumes e frutas com a casca, é importante esfregar com uma bucha própria de cozinha sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico.
Daí, é só colocar demolho em solução desinfetante por 30 minutos e, em seguida, enxaguar novamente em água corrente.
Para preparar a solução, misture 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água.
Vinagre funciona?
O vinagre não é suficiente para matar os microorganismos que podem causar doenças e outras possíveis intoxicações alimentares. O vinagre não consegue eliminar as bactérias, a única coisa que ele faz é ajudar a soltar a terra e os insetos que ficam presos nas folhas verdes, além de conservar melhor frutas e hortaliças contra oxidação.
Outra dica é usar produtos especiais para limpeza desses alimentos, feitos com hipoclorito de sódio. Eles são encontrados em supermercados, farmácias e alguns postos de saúde, normalmente, vêm em forma de gotas para deixar frutas e hortaliças de molho.
O vinagre é usado apenas para reduzir o sabor e o cheiro de cloro, após o molho.
Porém, cuidado para não usar produtos alvejantes, limpadores, tira-manchas para higienizar alimentos. Só água sanitária e hipoclorito de sódio são recomendados nessa situação.
E nunca, jamais, misture nenhum outro produto ou substância à água sanitária que pode causar reações.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário