Chocolate ao leite poderá se tornar tão saudável quanto a versão amarga.
O chocolate amargo foi amplamente divulgado nos últimos anos como uma opção repleta de benefícios para a saúde.
Com propriedades que ajudam a melhorar a função cognitiva e favorecem a saúde cardíaca, acredita-se que ele seja uma adição valiosa a nossas dietas se for ingerido com moderação.
Trata-se de uma ótima notícia para quem gosta do seu sabor amargo, mas não muda muita coisa para aquelas pessoas “formiguinhas” que adoram doces. Infelizmente as barras de chocolate ao leite não estão na lista dos alimentos saudáveis.
No entanto, isso pode estar prestes a mudar. Os cientistas descobriram uma maneira de dar ao chocolate ao leite os mesmos benefícios nutricionais oferecidos pelo chocolate amargo, e o melhor, sem alterar o seu sabor!
A resposta, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está na casca do amendoim.
Compostos fenólicos da casca do amendoim, que contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, foram triturados e transformados em um pó comestível.
Este pó foi adicionado ao chocolate ao leite, fazendo com que ele contenha os mesmos benefícios para a saúde oferecidos pelo chocolate amargo, segundo os pesquisadores.
O próximo passo era descobrir qual impacto as alterações haviam causado no sabor do chocolate ao leite.
Os pesquisadores, escrevendo na revista Journal of Food Science, afirmaram que distribuíram amostras a 80 pessoas que participaram do experimento. Elas receberam tanto o chocolate ao leite convencional quanto a versão modificada com o extrato de casca de amendoim.
A boa notícia?
Ambos os tipos foram igualmente apreciados pelos participantes. A casca de amendoim adicionada não afetou o sabor o suficiente para causar uma diferença perceptível.
“Se for aplicado a produtos comerciais, o extrato de casca de amendoim permitiria que as pessoas consumissem as versões mais suaves e tivessem acesso aos compostos com benefícios comprovados para a saúde,” disse Lisa Dean, autora principal do estudo, de acordo com o Eurek Alert.
Outro benefício decorrente da adição da casca de amendoim ao chocolate é o fato de que ela costuma ser desperdiçada durante o processo de produção do amendoim, e este método finalmente lhes daria um uso, segundo os pesquisadores.
Eles não investigaram o efeito causado pelo novo chocolate ao leite em pessoas com alergia ao amendoim, mas o experimento ainda não acabou, e haverá novas etapas.
Felizmente, tudo indica que em breve teremos uma desculpa para apreciar nosso amado chocolate com muito mais frequência. Mal podemos esperar!
Foto: Amanda Ringstad
Natalie Gil.
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário