Como as olheiras surgem? Entenda os motivos e como amenizar este problema
Como as olheiras surgem
Não importa o quanto se tente esconder com camadas e camadas de maquiagem, elas estão sempre lá. As olheiras são as fieis companheiras de quem teve uma noite de sono mal dormida ou esteja enfrentando uma crise alérgica, por exemplo. Mas você sabia que elas podem ser uma característica genética?
Sim, esse problema pode ser mais profundo do que parece. Para saber quais são as possíveis causas e como se livrar dessas companhias indesejadas, confira a explicação da dermatologista Natália Nery sobre o assunto.
Um problema, diversas explicações
Segundo a médica, as olheiras podem ter diversas explicações, que vão desde problemas de saúde, como alergias e desidratação, até a manutenção de maus hábitos, como se expor demais ao sol, fumar e ingerir álcool e cafeína em excesso.
Além disso, existe o fator genético. Nada pior do que herdar algo desagradável, certo? Nesses casos, a dermatologista explica o que pode ser feito.
“A verdade amarga é que essas olheiras, devido a mudanças estruturais no contorno facial, não respondem bem aos tratamentos médicos. Mas, conseguimos atenuá-las!” Sendo assim, nada de pânico. Ainda há esperança!
A idade pode influenciar no problema
Você percebeu que as manchas ao redor dos olhos ganharam um aspecto ainda pior com o passar do tempo? É porque, na verdade, os anos não trabalham ao nosso favor.
Natália explica que os fatores que fazem o problema se agravar ainda mais com a idade são a perda de volume facial, com a queda das bochechas, além da perda de volume do olho.
Assim, para atenuar esses efeitos no futuro, é importante investir nos cuidados antissinais mesmo antes que as marcas fiquem evidentes. É sempre melhor prevenir do que remediar.
Para cada tipo de olheira, uma solução: comece procurando um especialista
Na hora de discutir os tratamentos, a dermatologista deixa claro que as opções são variadas e atendem cada caso especificamente, por isso, nada de desistir antes de tentar.
“Você pode pensar que ter olheiras é algo que você vai ter que viver com, mas isso não é verdade. Este é um problema comum que pode ter muitas causas, e por conta disso, também múltiplas soluções.”
Ainda assim, seja com a ajuda de cremes, laseres ou preenchimentos, só o especialista poderá dizer qual procedimento é o adequado para o seu caso.
Descubra a causa das olheiras
Natália sugere que, primeiro, se descubra a explicação para o problema. “Além do exame físico, a investigação pode ser complementada com a lâmpada de Wood, que avaliará a profundidade do pigmento sob a pele.
Exames laboratoriais também poderão avaliar problemas de saúde, como anemia e doenças da tireoide”. A médica ainda chama a atenção para as alergias, uma das maiores culpadas de causar olheiras.
“Uma reação alérgica a pêlos de animais ou pólen pode causar olheiras da noite para o dia. Preste muita atenção para ver se sua condição piora de forma sazonal.
Se isso acontecer, o tratamento alérgico pode ser o melhor remédio”.
Aprender a amenizar a olheira pode ajudar
Outro bom aliado é saber como camuflar o problema. Natália explica um truque eficaz. “Use corretivos matificantes, em vez de cremosos, com uma cor ligeiramente mais leve que a base, seguido de aplicação de pó facial. Além disso, evite rímel ou delineador na pálpebra inferior”.
Ela explica que eles podem manchar a pele ao redor e dar aparência mais escura com o passar do dia. Por fim, o melhor é sempre remover a maquiagem corretamente ao fim do dia.
Preste atenção aos seus hábitos
A prevenção começa com a ajuda de alguns hábitos que amenizam o escurecimento e o aspecto inchado em volta dos olhos. A médica garante que uma dieta rica em ferro e vitaminas como a K e a C, por exemplo, serão capazes de dar até mesmo um brilho mais saudável para a pele.
Além disso, usar óculos escuros e manter-se sempre protegido do sol é capaz de reduzir bastante os danos à área dos olhos.
Você pode estar piorando o problema
É importante lembrar: assim como alguns hábitos podem ajudar, outros, podem prejudicar, e muito, o problema. Por esse motivo, Natália volta a chamar atenção para a alimentação. “Olheiras também podem ser causadas por uma dieta de elevado teor de sódio. Cuidado com os alimentos que você come e leia os rótulos”, reforça.
O consumo de álcool também se torna um vilão, assim como a falta de sono. Lembre-se de manter distância das drogas e dedicar pelo menos oito horas do dia para uma boa noite de descanso.
© Foto: Shutterstock
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário