comuns cometidos nos currículos e leia nossas dicas para não cair nessas armadilhas.
Currículo: Não Bastar ter um Bom Produto, é Preciso Saber Vender o Peixe
Embora pareça simples, o trabalho de avaliar um currículo não é nada fácil. Imagine a tarefa de ler 50, 100 documentos em um único dia, interpretando o que os candidatos querem dizer, verificando se os mesmos tem o perfil de uma vaga. I
magine ler dezenas de documentos em um único expediente, cada documento escrito de uma maneira, com um padrão totalmente aleatório. Pois é, é isso que os analisadores de currículo fazem…
Levando em conta que realizar esta tarefa não é algo simples e que eles não podem perder tempo, sempre que um examinador encontra um currículo confuso, mau escrito, com erros de português, etc.. ele elimina este documento.
É um procedimento padrão: se o candidato não se preocupou nem em apresentar um cartão de visitas conciso, deve ser um profissional desleixado e desorganizado.
Mesmo que você seja um excelente profissional, mesmo que tenha o perfil da vaga, se o seu currículo for eliminado logo de cara, você está fora do jogo. É melhor não correr este risco.
Há alguns padrões que facilitam o trabalho de interpretação do currículo e também alguns padrões que dificultam este trabalho. Para não cair nessas armadilhas, confira a nossa lista com os 5 principais erros:
1. Currículo com Excesso de Informação
Hoje em dia, mais do que nunca, a tendência é enxugar os currículos. Não adianta tentar impressionar os avaliadores enviando um currículo com 5 páginas, com dezenas de cursos e experiências, ele nem vai ser avaliado, o ideal é que este documento tenha no máximo duas páginas.
Caso você tenha uma vasta carreira, atuando em diversas empresas, não precisa especificar todos os empregos, fale somente dos mais recentes no seu currículo ou então seja atemporal e fale somente dos mais importantes.
Em relação aos dados pessoais, também não é necessário citar todos os seus documentos no seu currículo, seja direto, especifique somente nome completo, CPF, telefone para contato, e-mail de contato, endereço atual, data de nascimento e estado civil.
Outro erro muito comum é anexar uma foto pessoal, se a empresa não pedir ela não é necessária, os candidatos selecionados serão conhecidos pessoalmente no dia da entrevista, lembre-se que o currículo é apenas uma prévia.
Há uma dica bem simples que pode tornar o currículo um pouco mais enxuto, ao invés de iniciar o documento com o famoso termo Curriculum Vitae ou então Currículo, inicie com o seu nome, inicie o documento com o seu nome em fontes maiores, essa também é uma tendência forte atual.
2. Currículo com Apresentação Gráfica Complexa
Não vão ser cores, fontes e desenhos que vão tornar o seu currículo mais chamativo. Mesmo que você seja uma pessoa de perfil criativo, na hora de produzir um currículo, o simples é o mais sofisticado, o simples é o mais bem visto.
Use fontes conhecidas tais como Arial, Times New Roman e Verdana, escreva em tamanho padrão 12 e jamais fuja do preto e branco.
Utilizando cores e recursos gráficos, além de tornar o currículo mais complexo ( o que pode dificultar o trabalho de quem lê o mesmo ) pode ser que algumas informações se percam, caso o analisador imprima os currículos em preto e branco para ler.
3. Currículo com Apresentação Pessoal Extensa
Outro erro, eventualmente cometido pelos profissionais, é anexar uma apresentação pessoal extensa ao currículo. Como já foi dito acima, o currículo é apenas uma prévia, uma porta de entrada para um contato posterior, não é necessário enviar fotos, descrever a personalidade, descrever aspectos pessoais.
A análise de aspectos pessoais e da personalidade é realizada na etapa da entrevista de emprego e nas dinâmicas de grupo.
No texto do e-mail a ser enviado para a empresa, seja direto(a), vá ao assunto sem rodeios: ” Bom dia. Meu nome é João Silva, quero me candidatar a vaga de Gerente de Vendas, em anexo meu currículo. “.
Caso você opte por uma pequena apresentação, três linhas no máximo é suficiente.
No assunto do e-mail seja igualmente simples: ” Apresentação de Currículo para a vaga de Gerente de Vendas “.

Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário