Confira 10 mitos e verdades sobre as cáries
Cáries são contagiosas? MITO!
Não, cárie não se “pega”. “Embora a cárie dependa de vários fatores, sendo um deles a presença de bactérias, a condição mais importante é o consumo de açúcar.
Portanto, se uma pessoa que tem cárie passar bactérias para outra, pelo beijo, por exemplo, isto não quer dizer que ela terá cárie”, explica Cecília Pedroso Turssi (CROSP 59144), professora do curso de graduação em Odontologia da faculdade São Leopoldo Mandic.
Cáries são causadas pela ação de bactérias que vivem na boca? VERDADE!
As bactérias que causam a cárie são comuns na boca de quase todas as pessoas. Segundo Turssi, elas vivem em equilíbrio com outras bactérias presentes na cavidade oral. Porém, o consumo frequente de açúcar favorece a proliferação e a ação de bactérias que produzem ácidos.
“Os ácidos geram a perda de minerais dos dentes que com o tempo será notada como uma mancha branca e depois como uma cavidade na estrutura dental”, afirma a dentista.
Crianças têm mais cáries que adultos? MITO!
“Os fatores que causam cárie são idênticos em adultos e crianças. A diferença é que dentes de leite são mais facilmente dissolvidos pelos ácidos produzidos pelas bactérias”, salienta Turssi. A cárie tem efeitos cumulativos, que são maiores entre adultos à medida que ao longo dos anos são atacados pela cárie.
Pessoas que usam aparelho ortodôntico têm mais cárie? VERDADE!
“Sim, pessoas que usam aparelho nos dentes têm mais superfícies para acúmulo de placa bacteriana. Para elas, comprovadamente, o consumo de açúcar cria uma condição de mais chance de terem cárie”, afirma a dentista.
Mulheres grávidas têm mais cáries? MITO!
As questões hormonais ou a gravidez não causam mais cáries. O que acontece é que durante a gestação as mulheres podem ter cáries por mudarem seus hábitos alimentares. “Ao comerem açúcar de maneira mais frequente poderão estar mais sujeitas a ter cárie.
Este risco será agravado se tiverem desatenção com a escovação, o que algumas vezes acontece devido à ânsia de vômito”, esclarece Turssi.
Refrigerantes causam cáries? VERDADE!
“Por conterem açúcar, os refrigerantes também são usados pelas bactérias para produzir ácidos que causam a perda de minerais, ou seja, a cárie”, explica a profissional. Mesmo que o refrigerante não tenha açúcar, a acidez dissolve os minerais dos dentes, deixando-os desgastados.
Uma vez tratada, a cárie não “volta”? MITO!
O tratamento da cárie deve ser feito para eliminar as causas do problema. Se o consumo frequente de açúcar é um fator determinante para a cárie, é ele que deve ser combatido. Além disso, é preciso realizar a escovação com pasta de dente fluoretada.
“Quando o dente tem cárie, mas ainda não tem cavidade, é possível restabelecer a saúde a do dente usando tratamentos caseiros indicados pelo dentista ou aplicados no consultório. É importante dizer que as obturações não tratam a cárie, apenas reconstroem o dente que foi destruído por ela”, explica a dentista.
Salgadinhos também causam cáries? VERDADE!
Os salgadinhos contêm amido, que também são usados pelas bactérias para produzir ácidos que causam a perda de minerais do dente. Embora seja a partir do açúcar que as bactérias produzem ácidos de maneira mais rápida, no caso dos salgadinhos, o amido fica por um bom tempo aderido ao dente, favorecendo sua utilização pelas bactérias que produzem ácidos.
Escovar os dentes após comer é a melhor forma de evitar as cáries? VERDADE!
“Para combater a cárie deve-se escovar os dentes com pasta contendo flúor e, mais importante, diminuir o consumo de açúcar”, indica a dentista. A escovação remove a placa onde estão as bactérias, enquanto o flúor age de duas formas: reduzindo a perda de mineral dos dentes quando as bactérias estão produzindo ácidos e aumentando a recuperação de minerais.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário