Dez dicas para encontrar passagem aérea mais barata na internet.
Não tenha pressa, mas também não durma no ponto. Achar uma passagem aérea barata exige alguns cliques e um tempinho na frente do computador, mas com a ajuda da tecnologia a economia é surpreendente.
Um voo ida e volta do Rio de Janeiro para uma viagem de uma semana em Salvador, por exemplo, pode sair por R$ 750 ou R$ 520, ou seja, 30% de diferença.
A dica fundamental para pagar mais barato é ser flexível com a escolha da companhia aérea, do horário, da data da viagem e do aeroporto, Quem está preso a datas exatas para a viagem fica sujeito aos preços altos, mas nesses casos a saída é monitorar os valores o longo do tempo e, ainda, recorrer a diferentes horários para o embarque. Confira as dez dicas selecionadas pelo EXTRA:
1) Compre ida e volta
As companhias aéreas oferecem os preços mais baixos para quem compra esses dois trechos de viagem. Mas se você vai começar a viagem por uma cidade e voltará por outra, não tem problema. A opção para isso está descrita nos sites como “múltiplos destinos” ou “vários trechos”.
2) Pesquise com antecedência
Planejar é fundamental. Uma pesquisa do site Kayak mostrou que entre 55 e 60 dias é a melhor hora de se comprar passagem aérea. E quanto antes você começa a pesquisar mais familiarizado fica com os preços e sabe a hora de comprar.
3) Fique atento ao horário do voo
Num mesmo dia os voos têm preços bem diferentes. Horários como o fim da manhã e a madrugada costumam ser boas opções para economizar.
4) Seja flexível com a data de embarque e retorno
Viagens nacionais que duram mais de uma semana podem ficar 11% mais baratas se a data de ida cai num domingo e a volta numa quinta-feira. Já nas viagens internacionais, o ideal é sair numa segunda-feira e voltar na quinta-feira ou, ainda, sair numa terça-feira e voltar na quarta-feira para economizar 6%.
5) Saiba qual é o mês mais barato/ baixa temporada para o destino escolhido.
Os meses de dezembro e janeiro são de alta temporada no Brasil. Na baixa temporada, os meses de março e abril são excelentes opções para quem busca economia .Os viajantes internacionais para a Europa e os Estados Unidos encontrarão preços mais altos no verão.
6) Veja as opções de aeroporto
Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York, Paris e Londres têm mais de um aeroporto. Na hora de pesquisar a passagem área veja qual deles oferece o menor preço, sabendo que alguns podem exigir um gasto maior com o transporte para o centro da cidade.
7) Faça escalas
Voos diretos são mais práticos e rápidos, mas as escalas são uma opção de economizar.
8) Alertas de e-mail
Sites como Skyscanner, Kayak, Momondo, e Google Flights monitoram o preço dos voos em centenas de companhias aéreas e sites ao mesmo tempo. Use a tecnologia a seu favor e crie os alertas de e-mail.
9) Ao pesquisar passagens, use janelas ocultas e limpe cookies
Quanto mais você procura passagens aéreas mais promoções aparecem nas suas redes sociais e até no e-mail, certo? Não é mágica, são os cookies, aquivos temporários que ficam no seu computador a cada busca.
Limpe esses arquivos do seu navegador para que as empresas não saibam o que você procura e, assim, mostrem os melhores preços. Outra opção é usar as janelas ocultas do navegador.
10) Cadastre-se nas empresas aéreas e receba alerta de promoções
Gol, Latam, Azul, Avianca mandam e-mails para os clientes com dicas e promoções. Mas se você nunca viajou com essas empresas, não tem problema.
Basta entrar no site de cada uma e fazer um cadastro. Aproveite e junte-se aos programas de milhagem. Com eles, os clientes acumulam pontos que podem ser trocados por passagens aéreas.
A tecnologia ajuda a encontrar passagem aérea barata Foto: Nam Y. Huh / AP.
Jornal EXTRA online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário