Diabetes tipo 2 cresce no país; diagnóstico precoce é a melhor arma contra a doença.
O Dia Mundial do Diabetes é lembrado nesta segunda-feira (14) para alertar sobre os efeitos da doença e a importância do diagnóstico precoce. Cada vez mais, surgem casos do tipo 2, resultado de maus hábitos alimentares e sedentarismo.
O Brasil possui hoje 14,3 milhões de pessoas com diabetes, o que representa 9% da população. Metade delas, entretanto, não sabe que tem o problema.
— O diagnóstico precoce evita complicações da doença. Quanto mais cedo for feito, melhor o tratamento e o risco de alteração do rim, que é a principal causa de insuficiência renal e hemodiálise no mundo.
Além disso, diminui o risco da neuropatia diabética, em que os nervos param de funcionar e, em casos mais graves, leva à amputação — comenta o endocrinologista Flavio Cadegiani.
O diabetes mellitus é a elevação da glicose no sangue. Há dois tipos da doença. No tipo 1, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente. Os portadores precisam de injeções diárias de insulina.
No tipo 2 (cerca de 90% dos casos), a insulina está presente no organismo, mas sua ação é dificultada pela obesidade. Por ter poucos sintomas, na maioria das vezes permanece por anos sem diagnóstico.
— A doença está acometendo cada vez mais cedo. Já estamos recebendo adolescentes obesos com diabetes do tipo 2.
A adoção de estilo de vida e alimentação saudável são medidas extremamente importantes na prevenção da doença — alerta Rodrigo de Oliveira Moreira, da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Palestra gratuita sobre diabetes
Como parte do Dia Mundial do Diabetes, o Instituto Masan promove, nesta segunda-feira, uma palestra gratuita para os pacientes diabéticos e hipertensos da Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira, no Sampaio, na Zona Norte do Rio.
Com o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, o bate-papo começa às 14h e vai abordar o tema “Os 10 passos da alimentação saudável para diabéticos e hipertensos”.
Durante o encontro, a nutricionista do Instituto Masan, Adriana Ferreira, vai alertar os pacientes quanto ao consumo em excesso de açúcares e gorduras.
Além disso, a profissional também dará orientações e indicações de como manter uma alimentação saudável e equilibrada, e em horários regulares.
Para quem tiver interesse pelo assunto, a clínica da família Cabo Edney Canazaro de Oliveira fica na Avenida Marechal Rondon s/nº, no Sampaio.
Teste de glicemia detecta níveis de açúcar no sangue Foto: Joerg Sarbach / Reprodução
Ana Paula Blower.
Jornal EXTRA online.
                                           
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/diabetes-tipo-2-cresce-no-pais-diagnostico-precoce-a-melhor-arma-contra-doenca-20463749.html#ixzz4Q1S0xOOt

Nenhum comentário:

Postar um comentário