Maior 'Super Lua' dos últimos 68 anos será vista nesta segunda (14).
Super Lua: satélite só estará tão perto da Terra de novo em 2034.
Na última vez que a lua esteve tão perto da Terra, o Ibirapuera não existia e a USP era ainda uma jovem universidade. Na próxima segunda (14), os paulistanos poderão conferir a aparição da maior Super Lua vista em quase 70 anos.
Super Lua é nome popular para quando o satélite atinge a fase cheia e o perigeu (menor distância do planeta Terra) ao mesmo tempo.
O satélite estará à menor distância do planeta desde aquela época, cerca de 355 000 quilômetros, cerca de 30 000 a menos que a distância normal. Segundo o Climatempo, a lua só estará tão perto de novo em 2034.
Para enxergar o astro em versão maior e mais brilhante, o ideal é estar em um lugar com pouca iluminação e fugir do céu nublado.
Do Observatório do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Valinhos, Messias Fidêncio Neto afirma que a diferença entre o fenômeno de novembro e outras superluas não é percebida a olho nu.
Haverá outra chance no dia 14 de dezembro, a última Super Lua do ano.
Para quem quiser celebrar de um jeito especial, a dica é participar da tradicional Meditação da Lua, que acontece no Parque Ibirapuera e nas praças Charles Miller, no Pacaembu e Praça da Nascente (Pompeia), a partir das 20 horas.
E não é preciso fazer o estilo 'zen' para participar: as sessões serão conduzidas por especialistas.
(com informações de Estadão Conteúdo)
© Fornecido por Abril Comunicações S.A.
Portal MSN.
http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/maior-super-lua-dos-%c3%baltimos-68-anos-ser%c3%a1-vista-nesta-segunda-14/ar-AAkbN4k?li=AAgg

Nenhum comentário:

Postar um comentário