Manual de sobrevivência do viajante: Dicas para comprar passagens aéreas na hora certa.
Viajantes tem um vício em comum: passagens aéreas. Para estas pessoas, promoções de roupas e eletrônicos podem surgir aos montes sem interessá-los, pois, o que realmente os fascina, são promoções de passagens para conhecer novos destinos.
Por conta do comichão que logo bate assim que pisamos em casa voltando da última viagem, comprar passagens pelo melhor preço é praticamente um objetivo de vida. Mas qual é o momento ideal para comprar pagando um bom valor?
Embora a resposta para esta pergunta não seja assim tão simples, existem algumas dicas que podem ajudar bastante.
Confira!
1 – Não compre com muita antecedência
Você vai tirar férias daqui a vários meses e já quer comprar as passagens para garantir um bom preço… Vamos te contar um segredo: comprando tanto tempo antes você vai pagar bem mais caro.
As companhias aéreas fazem promoções principalmente quando entendem que correm o risco de terem voos com muitos assentos vazios.
Para evitar sair do chão com poucos passageiros, preferem vender passagens mais baratas. Sim, é tudo uma questão de dinheiro e uma simples equação: ganhar menos é ainda melhor do que não ganhar nada.
Portanto, uma boa época para comprar sua passagem aérea internacional é entre 30 e 60 dias de antecedência na baixa temporada e 60 a 120 dias na alta temporada. Já se a viagem é nacional, o ideal é comprar com 25 a 40 dias de antecedência na baixa temporada e 60 a 90 dias na alta temporada.
2 – Use a tecnologia a seu favor
Impossível ficar sempre por dentro das promoções das tantas companhias aéreas que existem por aí. Então uma ótima dica é usar aplicativos de monitoramento de preços para ajudá-lo nesta tarefa.
Uma excelente opção é o Voopter que permite que o usuário crie alertas de valores para vários destinos escolhendo a data da viagem e o valor máximo que deseja pagar. Quando o app identifica alguma passagem que coincide com os dados definidos pelo usuário, envia mensagens e e-mails para avisar.
Esta ferramenta serve ainda para quem não faz ideia de quando quer viajar e está à espera de um bom preço. Basta definir a cidade para onde deseja viajar e o valor máximo que deseja pagar na passagem.
Com a data indefinida, geralmente a ferramenta localiza passagens com excelentes preços.
3 – Procure passagens no melhor dia da semana
Segundo a edição 2016 do relatório anual do Expedia, comprar passagens aos finais de semana aumentam as chances de encontrar pechinchas na internet. A terça-feira também é um ótimo dia e é a segunda melhor opção de dia ideal para achar bons preços.
Também há ‘rumores’ de que entre meia-noite e 5h é possível encontrar preços melhores do que se realizar uma busca idêntica às 14h.
Mesmo assim, não há uma fórmula mágica, o preço depende de diversos fatores, entre eles: o percurso, o nível de concorrência na rota, a proximidade de feriados e eventos e o dia da semana em que você pretenda viajar. Portanto, o ideal é procurar bons preços independente do dia da semana, as chances de encontrar podem ser maiores.
4 – Se puder, fuja das altas temporadas
Época de férias escolares como janeiro, julho e dezembro são considerados meses de alta temporada. Feriados também entram na lista. Com tanta gente querendo viajar nestes períodos, as passagens tendem a ser sempre as mais caras.
Se você consegue escolher outros momentos para marcar sua viagem, meses de março, maio e setembro são os que possuem passagens com melhores preços para destinos nacionais e para os destinos internacionais, o melhor mês foi maio. Estes dados foram levantados a partir de pesquisa do comparador Voopter realizada durante o ano de 2015.
5 – Seja flexível nos dias e horários que pretende viajar
Passagens mais baratas geralmente são aquelas em dias e horários que não possuem muita procura. Sendo assim, decidir viajar numa sexta-feira às 19h30 com certeza será mais caro do que viajar numa terça-feira às 14h. Isso também é válido para a volta: domingos custam mais do que segundas-feiras.
© Nômades Digitais Manual de sobrevivência do viajante: Dicas para comprar passagens aéreas na hora certa.
  © Fornecido por Jaqueme Publicidade Ltda. passagens_interna
Tuka Pereira
por Taboola.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário