Mascar chiclete aumenta sua concentração.
O estudo, publicado no British Journal of Psychology, avaliou a concentração de 38 participantes que foram submetidos a um teste de memória auditiva recente.
Metade dos participantes foram instruídos a mascar chiclete durante o teste de 30 minutos.
Todos eles ouviram uma lista de números de 1-9 lidos em ordem aleatória e foram classificados de acordo com a precisão e rapidez com que foram capazes de detectar uma sequência de números ímpar-par-ímpar.
Os participantes também responderam questionários sobre seu estado de ânimo antes e depois do teste.
Pesquisadores descobriram que os participantes que mascaram chiclete apresentaram tempos de reação mais rápidos e resultados mais precisos, especialmente durante a última parte do teste.
“Está bem estabelecido por pesquisas anteriores que mascar chiclete pode beneficiar algumas áreas da cognição”, diz Kate Morgan, a autora principal do estudo.
“Em nosso estudo, focamos numa tarefa auditiva que envolvia a rechamada da memória recente para ver se mascar chiclete melhoraria a concentração; especialmente nos últimos estágios da tarefa.
O interessante foi que participantes que não mascaram chiclete apresentaram desempenho um pouco melhor no início da tarefa, mas foram ultrapassados no final. Isso sugere que mascar chiclete ajuda-nos a focar em tarefas que requerem monitoramento contínuo por um período de tempo mais longo”.
De acordo com MouthHealthy.org, o website da ADA para o consumidor, estudos clínicos mostraram que mascar chiclete sem açúcar por 20 minutos após as refeições pode ajudar a evitar cárie dental.
Mascar chiclete sem açúcar aumenta o fluxo salivar, que remove resíduos de alimentos, neutraliza ácidos produzidos pelas bactérias na boca e fornece substâncias de combate a doenças em toda a boca.
O fluxo salivar aumentado também traz com ele mais cálcio e fosfato para ajudar a fortalecer o esmalte dental.
Apenas chicletes sem açúcar têm o Selo da Ada, e são adoçados por substâncias não causadoras de cárie, como aspartame, xilitol, sorbitol ou manitol.
É claro que mascar chiclete com açúcar também aumenta o fluxo salivar, mas também contém açúcar, que é usado pelas bactérias da placa para produzir ácidos que causam cárie. Pesquisas adicionais precisam ser feitas para determinar os efeitos de mascar chicletes com açúcar.
Não deixe que mascar chicletes sem açúcar substitua a escovação e o uso de fio dental. Não se trata de um substituto. A ADA ainda recomenda escovar os dentes três vezes por dia com creme dental fluoretado e remover a placa entre os dentes uma vez por dia com fio dental.
© 2016 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2016 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados.  (Getty Images)
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário