Mitos e verdades sobre o café
Muito se houve falar sobre o café e são várias as histórias que rondam essa bebida tão apreciada. Tem gente que não consegue começar o dia sem tomar uma boa xícara de cafezinho, mas, afinal, ele realmente faz mal? Quanto pode ser ingerido por dia?
   As perguntas são muitas, então veja alguns mitos e verdades antes de acreditar em tudo que houve por aí.
Não se pode beber mais de uma xícara de café por dia?
Mito
Ainda não se sabe ao certo os benefícios e malefícios que o café pode provocar, tanto que são fetos estudos constantes sobre o assunto. Porém, o que afirmam os especialistas é que de 2 a 3 xícaras pequenas por dia não faz mal.
Café expresso tem mais cafeína
Verdade
O método de preparo do café pode influenciar na quantidade de cafeína, até porque os grãos utilizados são diferentes. Os grãos torrados utilizados no café expresso tem mais cafeína que o café torrado e moído de coador.
Já o café expresso é o que menos tem cafeína isso porque ele é colhido antes, sem ter tempo de amadurecer tanto e ter uma maior concentração da substância.
O café teve origem na África?
Verdade
As 25 espécies de café mais consumidas no mundo são originárias das regiões tropicais da África, mais precisamente da Etiópia.
Café tem tudo o mesmo cheiro?
Mito
Apesar da bebida receber um único nome, elas são de espécies diferentes e cada uma tem um odoro especifico. Apesar de todas tem um cheiro agradável, algumas são mais amadeiradas, enquanto outras têm perfumes parecido com o de flores.
5.   Beber café reduz a chance de doenças?
Verdade
Quando consumido em pequenas quantidades o café pode ser uma aliado da saúde. Ele ajuda a prevenir cálculos biliares e também na prevenção da diabetes tipo 2. Porém, atenção, pois em grande quantidade pode elevar a pressão sanguínea.
Refrigerantes de cola tem mais cafeína que o café?
Verdade
Uma lata de refrigerante pode ter até 3 vezes mais cafeína que um xícara pequena de café e por isso o refrigerante deve ser consumido com muito mais moderação.
Os grãos de café devem ser guardados no escuro?
Verdade
O ideal para manter o sabor é guardar o café em um local escuro e fresco, sempre dentro de um pote hermeticamente fechado. A umidade pode fazer com que os grãos se quebrem sem falar na perda do sabor e possibilidade surgir fungos.
Logo depois de tomar o café se deve escovar os dentes para que não fiquem amarelos.
Mito
O café realmente pode deixar os dentes amarelados, porém nunca se deve escovar os dentes logo após ingerir a bebida. O ácido do café pode deixar a superfície dos dentes ais sensíveis e fazer a escovação pode remover o esmalte.
O ideal é fazer bochecho apenas com água e escovar os dentes cerca de 30 minutos depois.
O café tem mais antioxidantes que frutas?
Verdade
A quantidade de antioxidantes que o café possui é bastante grande, inclusive a concentração pode ser maior que a encontrada em algumas frutas.
Os antioxidantes ajudam a proteger as células, porém beber muito café pode fazer mal, é melhor dosar a quantidade.
Café descafeinado não tem cafeína?
Mito
Todo café tem cafeína a questão é a quantidade presente nesse. O descafeinado tem de 5 a 10 vezes menos cafeína que o café comum.
Café emagrece?
Verdade
O café é considerado uma substância termogênica, isso é, acelera o metabolismo auxiliando na queima de gorduras e calorias.
Porém, somente ele não terá tanto efeito em um dieta, é preciso que seja combinado com atividades físicas e uma dieta balanceada.
Autor: Jeniffer Elaina da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário