Por que dormir pouco faz você sentir mais fome.
Segundo pesquisa, quem fica poucas horas na cama consome, em média, 385 calorias a mais por dia -- o equivalente a um hambúrguer com queijo
A falta de sono pode causar fome porque afeta hormônios relacionados à regulação do apetite, como a grelina e a leptina.
Já percebeu que, quanto menos você dorme, mais fome tem no dia seguinte? Uma nova pesquisa, publicada no European Journal of Clinical Nutrition, comprovou essa impressão cientificamente.
De fato, o consumo de calorias aumenta quando o corpo descansa menos horas do que o necessário.
Na última década, a ciência colocou o sono como um dos três pilares essenciais, ao lado do exercício físico e da alimentação saudável, para ajudar no controle de peso.
Estudos anteriores já relacionaram a privação do sono a problemas como obesidade e diabetes tipo 2, mas essa é a primeira vez que os pesquisadores calcularam  o impacto calórico disso.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram 11 estudos que incluíram 172 pessoas com idades entre 18 e 50 anos e que tinham privação parcial do sono.
Os participantes dormiam entre 3 horas e meia e 5 horas e meia por noite. Ou seja, tanto a qualidade quanto a quantidade de sono eram afetadas.
De acordo com os achados, quem passava menos horas na cama consumia, em média, 385 calorias a mais por dia — o equivalente a um hambúrguer com queijo.  Sabe-se que a falta de sono pode afetar hormônios relacionados à regulação do apetite, como a grelina e a leptina.
Mas os autores sugerem que o consumo extra de calorias também pode ocorrer porque as pessoas estão cansadas demais e buscam no alimento uma forma de ter energia e prazer.
(iStock/Getty Images)

Revista VEJA online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário