Qual é o melhor óleo para cozinhar? Saiba diferenças entre azeite, milho ou canola.
O senso comum que é que frituras feitas com óleo vegetal são mais saudáveis do que se fossem feitas com óleo animal, como banha ou manteiga. Porém, a série “Trust Me” da TV Britânica BBC, resolveu testar quais tipos de gordura e óleo são os melhores para cozinhar? Você tem alguma ideia?
Comparação de óleos e gorduras
A pesquisa realizada na Inglaterra decidiu comparar os efeitos do óleo de girassol, óleo vegetal, óleo de milho, óleo de canola, azeite, manteiga e banha animal. Depois de usadas para cozinhar, foram coletadas amostras destes óleos e gorduras e enviadas para a Leicester School of Pharmacy na Universidade de Leicester, onde Martin Grootveld e sua equipe fizeram o experimento de reaquecer os mesmos óleos a temperaturas altas para fazer frituras.
Na hora de uma fritura ou preparo em alta temperatura (próxima a 180°C), as estruturas moleculares das gorduras e óleos mudam. Acontece uma oxidação, como reação ao contato com o oxigênio do ar, que forma aldeídos e peróxidos de lipídio.
O consumo destes aldeídos, mesmo que em pequenas quantidades, tem sido relacionado ao grande risco de doenças do coração e câncer.
Qual óleo é mais saudável?
O resultado foi surpreendente, já que muita gente pensava que o óleo de girassol era o mais saudável. "Descobrimos que os óleos ricos em poli-insaturados, como os de milho e girassol, geram altos níveis de aldeídos.
De acordo com  o professor Grootveld o óleo de girassol e de milho são bons desde não sejam submetidos ao calor, como em frituras ou refogados.
O azeite e o óleo de canola produziram muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal. O motivo é que esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis quando submetidos às altas temperaturas.
Na verdade, as gorduras saturadas - como as de origem animal - raramente passam pelo processo de oxidação.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano“, explica.
A pesquisa também sugere que, quando o assunto é cozinhar ou fritar, manteiga ou banha animal são mais indicadas do que óleo de girassol e de milho.
Para reduzir a produção de aldeídos, opte por um óleo ou gordura que sejam ricos em lipídios monoinsaturados ou saturados (preferencialmente 60% para um ou outro) e mais de 80% para os dois juntos), e que sejam pobres em poli-insaturados (menos de 20%).
O professor acredita que o óleo ideal para cozinhar seja o azeite, porque tem 76% de lipídios monoinsaturados, 14% saturados e apenas 10% poli-insaturados.
E, nesse caso, não importa se o azeite é extravirgem ou não já que os níveis de antioxidantes presentes em produtos extravirgem são insuficientes para proteger contra a oxidação induzida pelo calor.
© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário