Superlua da próxima segunda-feira será a maior do século 21.
A superlua será a maior desde 1948 A noite da próxima segunda-feira, da 14 de novembro, será especial. A lua estará cheia, mais perto da Terra e mais brilhante do que já esteve em todo o século 21, fenômeno popularmente chamado de superlua. Segundo a Nasa, ela pode aparecer 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.
O termo superlua não significa a lua cheia (ou nova) que coincide com o perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra. O apogeu é a maior distância entre o centro da Terra e o centro da lua.
Segundo o Climatempo, na segunda-feira, a distância entre o centro da Lua e o centro da Terra será de 356.509 km e o disco lunar estará 99,98% iluminado.
A última vez que a lua esteve tão próxima da Terra foi em 1948. Este ano já houve outra superlua, em 16 de outubro, mas a lua não estava tão perto.
Esta coincidência acontece mais uma vez em 2016, em 14 de dezembro, a lua fica cheia com perigeu, mas não estará tão perto quando em novembro. E ela só voltará a ficar tão perto da Terra novamente em 25 de novembro de 2034.
Uma superlua do Rio de Janeiro em 2012 Foto: RICARDO MORAES / REUTERS
Foto: Nick Ut / AP.
Leia mais:
Jornal EXTRA online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário