XÔ INCHAÇO
Confira as dicas (que nada pesam no bolso) da Dra. Claudia Marçal,
Praia, sol, mar e... inchaço.
Comuns durante as altas temperaturas, pernas e pés inchados estão relacionados à retenção de líquidos e, para os sedentários de plantão, à falta de exercícios físicos.
No entanto, pequenas mudanças de hábito no calor podem colaborar (e muito) para a redução do inchaço. Abaixo você confere um bate-papo com a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, que dá dicas sobre o assunto e esclarece algumas dúvidas:
1. Beber bastante líquido
Como água ou água de coco, que ajudam a estimular as trocas de líquidos no corpo e também a eliminar as toxinas, diminuindo o edema; uma boa dica para hidratação é a ingestão de sucos naturais. Nesse ponto, é importante que se evite as bebidas alcóolicas!
2. Atividade física
Manter o corpo em movimento é essencial, pois melhora a circulação como um todo.
3. O consumo de sal deve ser diminuído no verão
Ele contribui para a retenção de líquido.
4. Equilíbrio nutricional
É a palavra-chave, evitando abusos principalmente. Alimentos leves e refeições balanceadas, conjuntamente à ingestão de frutas como a banana e legumes como brócolis, que colaboram para combater  o inchaço por conter potássio e auxiliam na eliminação dos líquidos.
5. Os alimentos diuréticos
Também são aliados, principalmente kiwi, alface, melancia, melão, capim-cidreira, salsinha, alcachofra, água de coco e pera.
6. Massagem ou drenagem linfáticas
Podem sim diminuir o inchaço, pois elas auxiliam o retorno venoso. A perna fica mais leve, diminui a dor e até a sensação de perna cansada.
7. Mexa-se: não fique por muito tempo sentado.
Isso prejudica o retorno venoso. No trabalho, sempre movimente os pés.
8. Cosméticos com ativos drenantes
Auxiliam no estímulo da microcirculação e ajudam a aliviar os sintomas incômodos do inchaço.
O ideal é a aplicação junto a uma massagem no local.
Boa praia!
Revista VOGUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário