7 sinais de que você está consumindo muito açúcar.
Eliminar completamente o açúcar da sua dieta pode ser difícil, mas ao tomar conhecimento do que ele pode fazer com o seu corpo certamente você se sentirá encorajado a reduzir as doses diárias. Um bom começo é determinar a quantidade de açúcar que você está ingerindo no momento, o que é feito através de uma vigilância cuidadosa.
Ouvir o seu corpo e perceber os sintomas é fundamental, por isso saiba que tipos de alimentos você está levando para casa e escolha com sabedoria.
Outra boa política é saber quando o produto possui açúcar refinado ou quaisquer outros tipos de adição de açúcar.
Nos últimos anos, a Organização Mundial de Saúde disse que, idealmente, nosso consumo diário deveria equivaler a 5 por cento do nosso consumo total de alimentos em um dia. Isso dá cerca de 25 gramas de açúcar (seis ou sete colheres de chá) por dia.
Tendo tudo isso em mente, aqui estão algumas formas de saber se o seu consumo de açúcar está passando dos limites.
SUA PELE
Embora o açúcar não seja 100 por cento culpado por suas espinhas, é possível que ele seja um dos maiores fatores de risco. O excesso de açúcar leva a um aumento dos níveis de insulina, o que garante alterações hormonais que causam as espinhas. Isso fica bem mais aparente quando você tenta se livrar do açúcar.
O falecido Dr. Fredric Brandt disse uma vez que abrir mão do açúcar pode fazer você “parecer mais jovem, cerca de dez anos mais jovem”.
BAIXOS NÍVEIS DE ENERGIA
O açúcar pode fazer você se sentir cheio de energia por alguns minutos, mas faz toda essa energia despencar logo depois. Um artigo do Wired fala sobre a atividade dos neurônios e como a proteína pode melhorar essa atividade, enquanto o açúcar causa esgotamento, mesmo que você se sinta mais desperto ao consumi-lo.
ÂNSIA DE CONSUMIR AÇÚCAR
“Quando você tem uma dieta rica em açúcar, a resposta hormonal do seu corpo é pedir mais e mais”, disse Brooke Alpert, R.D. e autora do livro The Sugar Detox: Lose Weight, Feel Great and Look Years Younger, em uma entrevista. Um estudo feito na Yale University demonstrou semelhanças na maneira que o cérebro se vicia em açúcar e em outras substâncias, como a cocaína.
Para resumir: “Pessoas com comportamento de dependentes, parecem ter uma maior atividade neural em certas regiões do cérebro, incluindo uma ativação elevada de mecanismos de recompensa.” Em suma, o sistema que faz seu corpo desejar mais açúcar é o mesmo que faria você querer mais drogas.
FALTA DE CONCENTRAÇÃO
O açúcar pode até fazer você se sentir mais alerta, mas também pode gerar uma intensa falta de concentração. De acordo com um estudo feito em 2002, o açúcar tem um afeito negativo sobre suas habilidades cognitivas e de memória, além de causar depressão e até esquizofrenia.
O importante é diferenciar o açúcar que é necessário para o funcionamento do nosso cérebro e as adições nocivas de açúcar, que costumam vir na forma de frutose. A mesma pesquisa também aponta para a redução que o açúcar causa em um fator neurotrófico do cérebro que pode prejudicar nossa capacidade de formar novas memórias.
GANHO DE PESO
Se você é parecida comigo, sabe o quanto é difícil se livrar dos doces. Embora o açúcar seja quase irresistível às vezes, ele carece de valor nutricional, proteínas ou fibras.
São só calorias vazias. A insulina é o hormônio que contribui para o aumento de peso e o açúcar é o culpado pela liberação de insulina no corpo. Se uma pessoa produzir insulina muito rapidamente, o corpo não será capaz de corrigir isso antes que haja um ganho de peso.
ATENÇÃO PARA OS SEUS DENTES
Você continua escovando regularmente os dentes, passando fio dental, e mesmo assim eles parecem mais fracos? O esmalte dos dentes parece quebradiço? O açúcar não faz isso por si só, mas combinado com as bactérias que habitam a boca, esse é o resultado.
Quanto mais bactérias se formam, maior a chance de deterioração do esmalte, o que causa cáries. Preste muita atenção aos seus dentes.
Eles parecem mais sensíveis quando você escova ou mastiga? Algum deles parece lascado ou com alguma falha? Se for o caso, consulte seu dentista imediatamente para tentar resolver o problema.
O seu médico disse que sua pressão vem aumentando recentemente? O problema pode ser o excesso de açúcar.
O nível normal de pressão arterial é de 12/8 ou menos, e se a sua dieta é rica em açúcar, esse número provavelmente está bem mais alto. É importante garantir que sua pressão arterial esteja dentro dos limites, pois os riscos envolvem a possibilidade de contrair diabetes tipo 2, por exemplo
AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL
O seu médico disse que sua pressão vem aumentando recentemente? O problema pode ser o excesso de açúcar. O nível normal de pressão arterial é de 12/8 ou menos, e se a sua dieta é rica em açúcar, esse número provavelmente está bem mais alto.
É importante garantir que sua pressão arterial esteja dentro dos limites, pois os riscos envolvem a possibilidade de contrair diabetes tipo 2, por exemplo.
Kat Kyte
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário