Amazon cria ‘mercadinho’ nos EUA – e sem caixa registradora.
      Gigante de comércio eletrônico vai abrir loja física sem caixas e sem filas para vender produtos como pão e leite.
      Novo sistema da Amazon é capaz de identificar produtos que o cliente pegou, e debita o valor após a saída da loja.
      A Amazon anunciou nesta segunda feira que abrirá um mercado sem caixas ou filas no início do ano que vem, o Amazon Go. Para comprar produtos na loja física da gigante de comércio eletrônico, que será aberta na cidade americana de Seattle, será preciso apenas ter um celular rodando o aplicativo da Amazon e uma conta no site (veja vídeo abaixo).
      Ao entrar no mercado, o cliente faz o login em uma catraca usando seu smartphone. Depois, basta carregar os produtos próximos a si, como em uma sacola ou nas mãos.
O sistema da Amazon consegue identificar o que o consumidor está levando por meio de sensores e de algoritmos – sabe até mesmo se houve a devolução de algum item. Após sair da loja, o cliente recebe a confirmação dos itens que comprou na tela do celular, e o total é debitado da conta na Amazon.
      A loja da Amazon Go tem 167 metros quadrados e terá produtos básicos, como pão e leite,  kits de refeições prontas, como café da manhã, almoço e jantar, entre produtos de marcas tradicionais e artesanais.
Por enquanto, ela está em fase de testes e é acessível apenas a funcionários da Amazon. A nova tecnologia é chamada de ‘Just Walk Out’ (apenas saia, em tradução livre).
      Esta não é a primeira incursão da loja virtual no mundo real. Em novembro de 2015,’ a Amazon inaugurou, também em Seattle, sua primeira livraria física, a Amazon Books. A empresa tem atualmente outras quatro unidades semelhantes nos Estados Unidos.
Revista VEJA online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário