Ciência comprova que a dieta interfere em nosso DNA.
Pesquisadores demonstraram: o que comemos pode afetar as sequências de genes
O ditado “Você é o que você come” nunca fez tanto sentido – pelo menos entre parasitas. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, concluíram que diferenças nas sequências de DNA de dois organismos avaliados poderiam ser atribuídas à composição de seus alimentos. Os resultados foram publicados no periódico Genome Biology.
De acordo com o co-autor do estudo, dr. Steven Kelly, nosso DNA é composto por “blocos de construção” obtidos pela alimentação que podem ser modificados de acordo com o que comemos.
Para comprovar isso, ele avaliou dois grupos de parasitas com um ancestral em comum, mas que infectaram diferentes hospedeiros e receberam alimentos distintos.
“Descobrimos que diferentes níveis de nitrogênio na dieta do parasita contribuiu para mudanças em seu DNA”, afirmou o especialista.
Os resultados revelaram relações entre metabolismo celular e evolução que ainda eram desconhecidas e comprovaram como nossas sequências de genes são influenciadas por adaptações a diferentes dietas.
A ideia, agora, é estudar organismos mais complexos para saber se os achados serão semelhantes.
Por Redação Boa Forma. (panco971/Thinkstock/Getty Images).
Revista BOA FORMA. Editora ABRIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário