8 atitudes que você pode tomar no começo do seu dia para aumentar sua produtividade e otimizar seu tempo.
Economizar tempo se tornou uma prioridade na vida de muita gente.
Rotinas cada vez mais corridas e repletas de compromissos aumentam a importância de aumentar a produtividade, seja nas atividades de casa, do trabalho ou nos estudos, e assim, gastar o tempo com mais inteligência. Algumas atitudes tomadas no início de cada dia podem ajudar nessa tarefa.
Organize as atividades do dia
Reservar alguns minutos no começo do dia para se organizar pode salvar horas preciosas depois. Assim que acordar, faça uma lista dos compromissos e das atividades que precisa realizar ao longo do dia.
Anote no celular ou em um bloco de notas e marque-as quando estiverem finalizadas. Desse jeito, você evita se esquecer de algo importante.
Não exagere na quantidade de compromissos
Mas, não adianta encher a lista de tarefas achando que dará conta, mesmo se o tempo for curto. Seja realista! Saiba exatamente o que você é capaz de fazer.
Uma lista repleta de compromissos servirá apenas para aumentar o estresse e a ansiedade e, no fim, vai transformar tudo em uma grande bola de neve.
Lista de prioridades
Estabelecer uma ordem de prioridades também é importante para aumentar a produtividade. Em algumas situações, são tantas coisas a fazer que é difícil saber por onde começar.
O resultado são projetos incompletos, acúmulo de tarefas e prazos esgotados. Ao criar a lista de compromissos, destaque os mais urgentes e os que são mais fáceis de cumprir. Assim, conforme os objetivos são alcançados, você ganha mais ânimo para os deveres mais complicados.
Notificações do celular distraem
Manter o celular por perto na hora de trabalhar ou de estudar pode acabar atrapalhando sua concentração e diminuindo a produtividade.
Antes de dar início à realização das tarefas, comece o dia fazendo uma ronda pelas redes sociais, respondendo mensagens de amigos e lendo os e-mails para evitar que essas tentações atrapalhem ao longo do dia.
Organize o tempo e separe alguns minutinhos de descanso entre as atividades, afinal, ninguém é de ferro.
Hora do plano B
Em alguns casos, a lista de tarefas está feita, mas na hora de colocá-la em prática, nada sai como planejado.
Nessas horas, é fundamental ter um plano B, como por exemplo, adiantar algum compromisso do dia seguinte ou trocar a ordem de prioridades do dia. É uma forma de evitar o desperdício de tempo e otimizá-lo usando a criatividade.
Confie no trabalho dos colegas
Se estiver cheio de atividades para fazer no trabalho, uma excelente ideia é distribui-las entre alguns colegas.
Mesmo que você goste de fazer tudo sozinho, os prazos existem e, muitas vezes, são muito curtos. Delegar tarefas ajuda a economizar tempo e mostra que você confia no trabalho dos colegas.
Reuniões práticas e eficientes
Realizar e participar de reuniões é importante para deixar todos por dentro do andamento dos projetos e das metas a serem cumpridas. Entretanto, elas devem transmitir o maior número de informações no menor tempo possível.
Otimizar as reuniões de trabalho é um passo fundamental para ganhar tempo para outras atividades. No início do dia, organize as informações que serão passadas e se programe para responder as dúvidas dos colegas.
Tecnologia a seu favor
A tecnologia também é uma grande aliada para quem quer aumentar a produtividade. Existem diversos programas e aplicativos que ajudam a economizar tempo em vários aspectos do dia a dia.
Hoje, dá para fazer reuniões utilizando o Skype sem sair de casa ou da mesa do escritório. No Evernote, é possível criar lista de atividades, fazer anotações e compartilhar com outras pessoas. Já o Focus Lock bloqueia o celular enquanto você trabalha para evitar distrações.
© Foto: Shutterstock
Portal MSN.

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