Auroville, a comunidade que não precisa de dinheiro para viver.
Você consegue viver sem dinheiro? Muitas pessoas responderiam não para essa pergunta, já que é com dinheiro que se adquire produtos e bens na nossa sociedade. No entanto, se você perguntar às 2.500 pessoas de 50 nacionalidades diferentes que moram em Auroville (India), elas dirão que é possível sim.
O assentamento, que hoje ocupa uma área de 2.000 hectares, foi fundado em 1968 por uma francesa chamada Mirra Alfassa com o objetivo de criar uma comunidade que não usa dinheiro e é focada no trabalho coletivo e na troca de serviços.
O lugar escolhido para implementar essa nova sociedade foi o estado indiano de Tamil Nadu, perto da aldeia de Puducherry.

As conquistas dessa comunidade incluem o plantio de um milhão de árvores e a transformação de um deserto num maravilhoso espaço natural.
Além disso, Auroville é o berço de empresas têxteis e tecnológicas que têm se demonstrado muito competitivas. Todos trabalham por todos para construir uma sociedade melhor.
No primeiro ano, os visitantes precisam financiar sua própria estadia e contribuir com seu trabalho para o desenvolvimento do local. Depois disso, eles recebem um salário, embora andar com dinheiro nessa cidade seja raro.
O importante é a colaboração, já que não é preciso absolutamente nada para morar lá, apenas energia e vontade de trabalhar.
 O templo da mãe é um lugar de meditação (Auroville).
No entanto, Auroville também tem seu lado sombrio. Há crimes, conflitos e dúvidas sobre a transparência financeira do lugar. Apesar das tentativas de se livrar do dinheiro, ainda existem deficiências a serem corrigidas na comunidade.
Algo já mudou desde então. Há alguns meses, a Índia inesperadamente retirou de Auroville as notas de 500 e 1.000 rúpias, para tirar dinheiro sujo da comunidade. Para eles, a medida foi apenas motivo de piada.
Javier Taeño
Yahoo Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário