Ficar muito tempo sentado envelhece 8 anos
Permanecer sentado por muito tempo prejudica as células do organismo. A boa notícia é que a prática de exercícios físicos consegue neutralizar esse efeito
O novo estudo sugere que praticar a quantidade recomendada de atividade física - cerca de 30 minutos de exercício aeróbico moderado por dia - pode ser uma maneira simples e eficiente de retardar o envelhecimento,
Ficar muito tempo sentado já foi associado a diversos riscos à saúde como aumento da probabilidade de morte prematura, do nível de colesterol, de hipertensão, problemas cardíacos e resistência à insulina.
Agora, um estudo publicado recentemente no periódico American Journal of Epidemiology concluiu que sentar demais prejudica as células em nível biológico, contribuindo para até oito anos de envelhecimento.
No novo estudo, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, liderada por Aladdin Shadyab, decidiu analisar o impacto do sedentarismo nos cromossomos. Mais especificamente nos telômeros. Essa estrutura é responsável por proteger o DNA contra possíveis danos causados pela divisão e replicação celular.
À medida que as células envelhecem os telômeros naturalmente encurtam e se desgastam. Logo, seu tamanho serve como um marcador da idade da célula e consequentemente da idade de quem a célula pertence.  
Para isso, eles analisaram amostras sanguíneas de cerca de 1.500 mulheres participantes de um grande estudo sobre doenças crônicas na menopausa.
Em seguida os pesquisadores compararam o comprimento dos telômeros com a prática de atividade física das participantes em busca de possíveis associações entre exercícios e envelhecimento.
(iStock).
Revista VEJA online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário