Salsinha pronta pra consumo: como lavar, cortar e fazer durar mais na geladeira.
Há quem se engane, mas inclusive a salsinha orgânica precisa ser bem lavada. É porque ela pode ter sido contaminada por microorganismos que causam intoxicações no cultivo ou no transporte.
Por isso, lave as mãos e a pia com sabão antes manipular e lavar qualquer hortaliça ou alimento. A seguir, veja como higienizar as folhas de salsinha de um jeito prático e livre de contaminações.
Como higienizar?                  
- Coloque o maço de folhas na pia limpa e encha a cuba com água fria deixando de molho por 5 minutos.
- Você pode usar uma solução clorada, que pode ser a água sanitária: 1 colher (sopa) para cada litro de água.
- Não deixe as folhas de molho na água por muito tempo. A exceção é se estiverem um pouco murchas. Você pode tentar deixar na água por 15 minutos para ver se melhora.
- Enxágue a salsinha na água corrente fria e limpa, e deixe a água escorrer sobre todas as superfícies das folhas do maço.
A salsinha pode ser congelada?
Um estudo descobriu que o congelamento de alguns vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura, após o tempo médio que eles levam para chegar à sua mesa desde a colheita, perdem de 10 a 25% de seus nutrientes.
As maiores perdas são de vitaminas, por isso, congelar os vegetais poderia ser uma estratégia para preservar melhor suas vitaminas.
As ervas, como a salsinha, podem ser congeladas, desde que saiam do freezer direto para o cozimento. Ao serem descongeladas, essas ervas frescas perdem um pouco suas características de sabor e textura. Por isso, ficam mais aceitáveis em preparações quentes e cozidas que em pratos crus.
O tempo de conservação da salsinha congelada é de seis meses em média. Porém, todos os vegetais a serem congelados devem estar bem limpos e, preferencialmente, secos antes de irem ao freezer.
Por isso, deixe a salsinha secar ao máximo antes de picá-la. O também congelamento deve ser providenciado o quanto antes, ou logo após a compra do vegetal, o que evita a perda diária de nutrientes desde a colheita.
© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA salsinha lavada cozinha.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário