10 coisas que seu currículo
deve dizer nos primeiros dez segundos de leitura.
Todo
mundo fica eufórico durante a procura por um novo emprego e o processo de
entrevistas. Por isso, seu currículo deve ser capaz de expressar exatamente o
que você procura e quem você é, de forma a convencer o seu futuro empregador.
Veja
na galeria de fotos 10 coisas que seu currículo deve dizer nos primeiros dez
segundos de leitura:
Seu CV deve deixar claro que você sabe o tipo de trabalho que
você pretende fazer. No sumário, esta informação deve ser enfatizada. Por
exemplo: “Sou gerente de projetos de TI especializado na implementação de
softwares em larga escala”.
Deve ressaltar que você é inteligente e atencioso. Isso
significa que não pode haver erros de digitação, muito menos de concordância.
Deve transparecer que você sabe exatamente o que seu empregador
procura ao enfatizar suas experiências mais relevantes e evitar termos e
jargões muito informais.
Deve mostrar quanto “leões” você já matou. Mesmo que você não
tenha muita experiência, todos nós já superamos adversidades e isso precisa ser
mostrado. Mesmo que sejam histórias curtas.
O objetivo é ressaltar a superação – e não explicar nos mínimos
detalhes como ou quanto tempo você levou para conseguir.
Deve expressar o seu entendimento sobre a sua carreira. Quanto
mais você trouxer à tona sobre a progressão lógica (mesmo que apenas em
retrospectiva) entre um trabalho e outro, mais forte será a impressão de que
você tem nas mãos as rédeas de sua carreira.
Deve provar que você possui uma base educacional apropriada para
o trabalho para o qual você está se candidatando. Mesmo que você não possua um
diploma, deixe claro quais são as suas áreas de conhecimento.
Deve dizer que você é capaz e confiável sem que você precise
repetir que é capaz e confiável. Use o currículo para mostrar isso, e não falar
sobre isso.
Deve deixar claro que você presta atenção aos detalhes. Caso
entregue documentos anexos ao CV, tenha certeza de que tudo foi impresso na
mesma formatação, cor e tamanho.
Escolha um material de impressão mais resistente do que algo
simplesmente descartável.
Deve deixar claro quem você é. Utilize um tom humano, conte sua
história. Evite jargões como “profissional orientado a resultados” ou
“profissional automotivado”.
Deve convencer o empregador que trocas de e-mails ou conversas
por telefone com você não serão desperdício de tempo.
© Fotos:
Fornecida por Forbes.
Portal MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário