10 coisas que seu currículo deve dizer nos primeiros dez segundos de leitura.
Todo mundo fica eufórico durante a procura por um novo emprego e o processo de entrevistas. Por isso, seu currículo deve ser capaz de expressar exatamente o que você procura e quem você é, de forma a convencer o seu futuro empregador.
Veja na galeria de fotos 10 coisas que seu currículo deve dizer nos primeiros dez segundos de leitura:
Seu CV deve deixar claro que você sabe o tipo de trabalho que você pretende fazer. No sumário, esta informação deve ser enfatizada. Por exemplo: “Sou gerente de projetos de TI especializado na implementação de softwares em larga escala”.

Deve ressaltar que você é inteligente e atencioso. Isso significa que não pode haver erros de digitação, muito menos de concordância.

Deve transparecer que você sabe exatamente o que seu empregador procura ao enfatizar suas experiências mais relevantes e evitar termos e jargões muito informais.
Deve mostrar quanto “leões” você já matou. Mesmo que você não tenha muita experiência, todos nós já superamos adversidades e isso precisa ser mostrado. Mesmo que sejam histórias curtas.
O objetivo é ressaltar a superação – e não explicar nos mínimos detalhes como ou quanto tempo você levou para conseguir.

Deve expressar o seu entendimento sobre a sua carreira. Quanto mais você trouxer à tona sobre a progressão lógica (mesmo que apenas em retrospectiva) entre um trabalho e outro, mais forte será a impressão de que você tem nas mãos as rédeas de sua carreira.
Deve provar que você possui uma base educacional apropriada para o trabalho para o qual você está se candidatando. Mesmo que você não possua um diploma, deixe claro quais são as suas áreas de conhecimento.
Deve dizer que você é capaz e confiável sem que você precise repetir que é capaz e confiável. Use o currículo para mostrar isso, e não falar sobre isso.
Deve deixar claro que você presta atenção aos detalhes. Caso entregue documentos anexos ao CV, tenha certeza de que tudo foi impresso na mesma formatação, cor e tamanho.
Escolha um material de impressão mais resistente do que algo simplesmente descartável.
  Deve deixar claro quem você é. Utilize um tom humano, conte sua história. Evite jargões como “profissional orientado a resultados” ou “profissional automotivado”.
Deve convencer o empregador que trocas de e-mails ou conversas por telefone com você não serão desperdício de tempo.
© Fotos: Fornecida por Forbes.

Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário