10 mitos sobre a sua tireoide

INFORMAÇÕEES EQUIVOCADAS
Descubra as informações equivocadas que ouvimos sobre esta glândula tão importante para o metabolismo.
A tireoide costuma ser culpada por diversas condições de saúde, da fadiga ao ganho de peso. Embora estes realmente sejam sintomas comuns de uma tireoide hipoativa, esta glândula endócrina nem sempre é responsável por seus sintomas físicos negativos.
Na verdade, as pessoas costumam usar a palavra “tireoide” sem entender muito bem o que ela faz. Eat This, Not That! está aqui para esclarecer alguns pontos.
A sua tireoide é a glândula em forma de borboleta localizada no seu pescoço, que libera dois importantes hormônios (tiroxina e triiodotironina) que regulam a temperatura corporal, o metabolismo, e a digestão.
Ela também é responsável por órgãos vitais como o coração, o cérebro, o fígado, os rins e a pele.
Doenças como o hipotireoidismo, hipertireoidismo, doença de Graves e tireoidite de Hashimoto, são classificadas como doenças da tireoide.
Embora milhões de pessoas sofram de algum tipo de disfunção na tireoide, os sintomas são difíceis de identificar e tendem a refletir alguns dos aspectos comuns da vida cotidiana: fadiga, ansiedade, sentir calor (ou frio) excessivo, para nomear alguns.
Como ainda há muitos mistérios envolvendo a tireoide, queremos separar os fatos da ficção.
1 – Mito: Ela está fazendo com que você engorde
Sua tireoide pode ser uma boa desculpa para explicar um ganho de peso repentino; afinal, ela controla o seu metabolismo, que afeta a quantidade de calorias que seu corpo queima ao longo do dia. Uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) significa um metabolismo mais lento, e, portanto, o organismo converte os alimentos em energia mais lentamente.
Apesar disso, um metabolismo lento é algo relativamente raro. “Embora a tireoide tenha um papel na regulação do metabolismo, trata-se de uma das variáveis em uma rede muito complexa de hormônios e conexões neurológicas,” explica o Dr. Eduardo Grunvald, diretor do Programa para Controle de Peso da Universidade da Califórnia em San Diego.
“Embora uma minoria dos pacientes note um ganho de peso significativo em decorrência de um hipotireoidismo não tratado (e perda de peso com o tratamento), a maior parte das pessoas precisa avaliar todos os outros fatores que contribuem para o ganho de peso, mesmo quando a tireoide não está funcionando corretamente”.
Outros sintomas, além do ganho de peso, também podem indicar um problema na tireoide: fadiga, confusão mental, ansiedade, e pele ressecada. Se você está convencido de que tem uma disfunção, consulte seu médico para fazer os exames necessários.
2 – Mito: Uma perda de peso repentina significa que você tem uma tireoide hiperativa
Uma tireoide hiperativa (hipertireoidismo) ou doença de Graves, pode se manifestar através de sintomas como a perda de peso, mas nem sempre.
Algumas pessoas podem, inclusive, ganhar peso enquanto sua tireoide está hiperativa. Outros sintomas incluem uma frequência cardíaca acelerada, uma temperatura corporal mais alta, e dificuldades para dormir bem.
3 – Mito: Somente mulheres têm hipotireoidismo
É verdade que as disfunções da tireoide, especialmente o hipotireoidismo, costumam afetar mais as mulheres do que os homens. Isso acontece porque esta é uma doença autoimune, mais comum nas mulheres, devido à presença do estrogênio.
No entanto, os homens também podem ter problemas na tireoide. Os sintomas que a tireoide hipoativa costuma causar nos homens incluem queda de cabelo, constipação, fadiga, perda do apetite sexual, músculos doloridos, entre outros.
4 – Mito: Você não precisa de medicamentos para controlar a sua tireoide
Se você realmente tem um problema na tireoide, tratá-lo é mais complicado do que substituir os salgadinhos pela maçã.
Fazer escolhas alimentares mais saudáveis irá impactar positivamente a sua tireoide, mas o problema não pode ser tratado somente com a dieta. Se você foi diagnosticado com um problema de tireoide, converse com seu médico para entender qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Muitas vezes isso envolve uma combinação de medicamentos, dieta saudável e exercícios.
5 – Mito: Você não pode tomar medicamentos para a tireoide durante a gestação
A gestação geralmente significa abrir mão de uma série de alimentos e medicamentos por nove meses: álcool, sushi, embutidos, cafeína, aspirina, ibuprofeno. Felizmente, a medicação específica para a tireoide não é uma delas.
Lembre-se de sempre conversar com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento durante a gravidez.
6 – Mito: Somente pessoas mais velhas têm transtornos da tireoide
As disfunções da tireoide costumam ser associadas a pessoas de uma determinada idade; afinal, mulheres com mais de 60 anos têm 20% de chance de ter um problema com esta glândula.
Mas esta não é uma doença de idosos. Ela pode surgir em pessoas de qualquer idade, especialmente em mulheres após a gestação ou no final dos seus 30 anos, quando seus hormônios sofrem alterações.
Mesmo que você ainda seja jovem, caso perceba algum dos sintomas (ganho de peso, fadiga, depressão, mudanças na temperatura corporal, etc.), consulte seu médico.
7 – Mito: Uma dieta livre de glúten cura as disfunções da tireoide
Conforme mencionamos anteriormente, mudanças na dieta, definitivamente, podem ter um impacto positivo na sua tireoide, mas não são uma cura milagrosa.
A maioria das doenças relacionadas a esta glândula, como a doença de Graves e a tireoidite de Hashimoto, tem um componente genético, motivo pelo qual seu histórico familiar é seu maior gatilho, e não uma dieta rica em glúten.
Se você tem, além de um problema na tireoide, a doença celíaca, obviamente deve eliminar o glúten da dieta. Se este não for o caso, a doença na tireoide geralmente será tratada com os medicamentos receitados pelo seu médico.
8 – Mito: Um caroço no pescoço provavelmente está indicando uma doença na tireoide
Embora uma protuberância no pescoço possa indicar uma tireoide aumentada ou um câncer na tireoide, este nem sempre é o caso. Pode ser um gânglio linfático inchado, que surge quando você tem um resfriado ou uma inflamação na garganta, ou um cisto aumentado.
Consulte seu médico para ter certeza do que se trata.
9 – Mito: É possível tratar uma doença na tireoide com iodo
É verdade que a sua tireoide usa o iodo (comumente encontrado no sal de mesa) para funcionar, então, ingerir uma quantidade suficiente do mesmo, é fundamental.
Além disso, a terapia com iodo radioativo é usada, em alguns casos, para tratar distúrbios de tireoide hiperativa e câncer na tireoide.
No entanto, a maioria das pessoas consome quantidades adequadas de iodo em sua dieta diária, e é importante ressaltar que exagerar na ingestão causa mais problemas na tireoide, como, por exemplo, uma produção exagerada do hormônio da tireoide para processar todo o iodo extra.
Por este motivo, não tome suplementos de iodo por conta própria sem consultar o seu médico primeiro.
10 – Mito: Você precisa eliminar completamente a soja
Embora a soja seja uma fonte de proteína vegetal muito popular, ela pode ativar os receptores de estrogênio em seu corpo, o que talvez bagunce seus hormônios.
Se você está tomando medicamentos para a tireoide, a soja deve dificultar a sua absorção no organismo. Apesar disso, esta proteína vegetal não precisa ser eliminada completamente. A soja pode ser consumida com moderação, algumas vezes por semana, no jantar, para não interferir na medicação matinal.
Fotos: Getty Images
Eat This, Not That!
Por Christina Stiehl.
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário