Por que gostamos tanto de chocolate?
Chocolate é uma delícia, ok, fato indiscutível. Mas, por que tantas pessoas apreciam o doce e o consideram irresisitível? Por que é tão difícil comer apenas um pedacinho?
Apenas por ser saboroso? Segundo a ciência, a explicação pode estar na relação entre gorduras e carboidratos ao qual somos apresentados logo no início da vida.
Feito a partir de grãos de cacau cultivados nas Américas há milhares de anos, o chocolate precisa de um processo para perder o sabor amargo. Segundo a BBC, os maias e astecas tomavam uma bebida chamada xocolatl, que significa água amarga, pois os grãos da fruta são muito amargos. Por isso é preciso tirar a casca grossa.
A polpa, conhecida como baba de cacau e de sabro doce, ácida e muito pegajosa, com gosto entre limonada e fruta do conde, são fermentados por vários dias, depois secos e torrados, e é aqui que reside a mágica.
A torragem faz com que a polpa e os grãos liberem compostos químicos como o ácido 3-metil-butanoico e o dimetil trissulfeto, que nosso cérebro adora.
Também faz parte da mágica do chocolate outros compostos químicos psicoativos, como a anandamida, que estimulam o cérebro da mesma forma que a cannabis, tiramina e feniletilamina, com efeitos semelhantes às anfetaminas, e vestígios de teobromina e cafeína, conhecidos estimulantes.
O fato de o chocolate ter uma textura que derrete na boca também estimula as sensações de prazer do cérebro, graças à adição de açúcar e gordura (em uma barra ao leite, por exemplo, existem cerca de 20-25% de gordura e 40-45% de açúcar), em proporções que não existem na natureza normalmente.
Um dos raros exemplos de alta proporção de açúcar e gordura é o leite materno humano, rico em lactose, e composto por cerca de 4% de gordura e 8% de açúcar.
Alguns cientistas afirmam que o chocolate proporciona a mesma sensação de prazer que o leite materno nos dá quando somos bebês, sendo assim um resgate de lembranças antigas.
© iStock
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário