Você vive perdendo suas coisas? Descubra o que está fazendo de errado.
Está na hora de sair de casa e você começa a fazer sua verificação de rotina: carteira, celular, chaves…
Mas aí as chaves não estão na su bolsa. Na verdade, qual foi a última veaz que você as viu mesmo? E aí começa uma corrida pela casa, refazendo seus passos em busca das benditas chaves, mas sem sucesso.
De acordo com um novo estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, esse tipo de problema não ocorre porque escondemos as coisas durante o sono ou as guardamos distraidamente na geladeira, mas sim porque não procuramos direito.
Não adianta procurar em ambientes organizados, de fácil visibilidade, onde os objetos se destacariam facilmente.
A pedido dos cientistas, 14 pessoas tentaram encontrar objetos em dois cenários diferentes, enquanto uma tecnologia de rastreamento ocular era utilizada para registrar o movimento dos olhos deles.
Em vez de usar nossa visão periférica para procurar em ambientes mais organizados, focando nossa atenção na bagunça, parece que estamos fazendo exatamente o contrário.
De acordo com o resumo do estudo, os participantes “faziam fixações supérfluas, sacrificando a velocidade por um ganho de percepção irreal”.
Será que as chaves caíram dentro de um sapato? Tudo é possível [foto: Pexels]Será que as chaves caíram dentro de um sapato? Tudo é possível
Em outras palavras, nós passamos muito tempo procurando nos lugares errados, que não vão fornecer nenhuma nova pista com o passar do tempo.
“Se você está procurando suas chaves, deve concentrar sua busca em áreas mais bagunçadas, pois se elas estivessem em locais óbvios, já teriam sido encontradas”, disse Anna Maria Nowakowska, pesquisadora da Universidade de Aberdeen, ao Seeker.
Ela também disse que o estudo sugere que as pessoas “acabam desperdiçando uma grande quantidade de tempo procurando em locais onde o objeto certamente não está”.
Gostaríamos de discordar, mas é verdade. Acontece toda hora.
Droga de chaves [Foto: Pexels].
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário