Saiba como cuidar da boca ressecada no frio.
O frio chegou com tudo e é possível perceber na cara de muita gente. Isso porque o vento seco e gelado é uma das grandes causas da boca ressecada, que incomoda muito nessa época do ano.
Mas, com alguns cuidados simples, é possível manter os lábios hidratados e bonitos.
Chega de sofrer com a boca ressecada!
A causa
Não é só o vento frio que deixa a boca com o aspecto ressecado. Quando o nariz entope, é comum respirar pela boca, o que prejudica a hidratação dos lábios.
Além disso, medicamentos como os retinóides costumam estimular a descamação da pele e devem ser usados com cuidado.
A língua ajuda?
A dermatologista Daniela Schmidt Pimentel  afirma que passar a língua nos lábios não é uma boa ideia.
“O ressecamento pode piorar quando a pessoa passa a língua no lábio na tentativa de hidratá-lo, pois a saliva possui enzimas digestivas que, inclusive, podem causar dermatite de contato na pele”, explica a médica.
Hidratação
A hidratação da área ressecada é a maneira mais eficaz e adequada de tratar os lábios. Manteiga de cacau, hidratantes labiais e, em casos mais graves, pomadas usadas para evitar a assadura na pele dos bebês devem ser aplicadas.
Dermatologistas explicam como evitar a descamação dos lábios no inverno! 1
Batom pode?
“Batons geralmente auxiliam na hidratação, exceto os de longa duração que são mais secos, devendo ser compensado o ressecamento com os hidratantes labiais” explica a dermatologista Suzy Rabello.
Mas ela alerta que assim como o restante da maquiagem, batom e gloss também devem ser removidos ao fim do dia para garantir a saúde dos lábios.
Veja alguns cuidados para evitar a boca ressecada no inverno, assim como pele e cabelos:
Banho!
“Evite água muito quente durante o banho. Ela colabora para o aparecimento dermatite seborreica, além de ressecar ainda mais os fios”, aconselha a dermatologista Catarine Padoveze.
Por mais que você tenha vontade de tomar um banho quente, a temperatura ideal é a morna.
Pele seca.
Isso pode ser causado por vários fatores: as mudanças bruscas de temperatura, o vento e o ar seco favorecem a evaporação de água através da pele, diminuindo o grau de hidratação.
E para evitar isso, além de não tomar banhos muito quentes, você pode investir em hidratantes que possuam ativos como ureia, manteiga de karité ou óleos de amêndoas.
Cabelo.
Hidratar os fios ajuda a manter a maciez e o brilho. O ideal é usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.
O último enxágue, se feito na água mais fria, garante brilho e maciez aos fios.
Lábios.
As alterações no clima também afetam a área dos lábios, causando rachaduras e soltando pelinhas.
Vale investir em produtos que contenham ativos como pantenol, ceramidas e manteiga de karité, eles garantem a proteção da região.
E o rosto?
Nem pense em deixar o protetor solar de lado no inverno, mocinha. Ele é importante durante TODAS as estações.
E o especialista dá uma dica importante para a sua rotina: “limpe a pele com produtos adstringentes, hidrate e aplique um protetor solar. Isso ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e até câncer de pele”.
E o secador?
O dermatologista Daniel Dziabas lembra que secar o hair danifica bastante os fios, por isso, “use protetor térmico antes de secar e sempre regule o aparelho em uma temperatura baixa”, explica o profissional. Também maneire na chapinha.
Olha a água!
Durante o inverno, acabamos “esquecendo” de beber água, mas você sabe o quanto ela é importante para a sua saúde, certo? Por isso, a nutricionista indica: "beba água de hora em hora, cerca de 200ml cada vez, e não só quando sentir sede”.
Atenção ao que você come!
"Os alimentos ricos em Omega 3 (peixes) e B3 (ovos) ajudam a manter a hidratação da pele e do cabelo”, diz a profissional Paula Vasconcelos.
© Fotos: iStock.
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário