Couve detox: perca peso com a ajuda da hortaliça.
As dietas detox tem se popularizado nos últimos tempos. É muito fácil encontrar na internet dicas de alimentos, receitas e até cardápios que auxiliam na detoxificação.
Mas, você sabe quais os reais benefícios desse processo para seu corpo? Confira a explicação e orientação de especialistas sobre o assunto e aposte na couve detox.
Combatendo o mal
Nosso organismo é contaminado diariamente com alimentos industrializados, agrotóxicos, bebidas alcoólicas e até mesmo com exposição à poluição das cidades.
O corpo humano possui orgãos específicos para promover sua auto-limpeza, como os rins e o fígado. Entretanto, nem sempre os responsáveis por essa “faxina” conseguem acabar com todas as toxinas.
Assim, é importante se atentar e consumir alimentos, como a couve, que ajudam no processo de eliminação dessas substâncias nocivas.
Mudando a rotina
Inserir um cardápio detox no seu cotidiano pode ajudar a manter o equilíbrio do corpo e a perder os quilinhos extras.
“Ele funciona auxiliando o organismo a expelir as impurezas que são adquiridas com maus hábitos”, explica a médica nutróloga e ortomolecular Alice Amaral.
A dieta é “baseada em uma alimentação mais leve e saudável, composta de sucos, frutas e hortaliças, e livre de glúten, açúcar, sal e alimentos industrializados”, complementa a profissional.
Além disso, “a detoxificação acelera o metabolismo com aumento do gasto calórico e, assim, o corpo responde mais rápido à dieta”, conta a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki.
Couve detox
A couve deve ser uma grande protagonista nas suas refeições. A verdinha tem um poder detoxificante, que é proveniente, principalmente, da alta concentração de clorofila que ela possui.
A nutricionista Karina Gouvêa conta como isso ocorre: “A clorofila é o pigmento verde das plantas. Ela é rica em magnésio, ferro, cobre e potássio.
Devido a essas altas taxas de minerais, a folha possui o poder de limpar os tecidos intestinais e melhorar a absorção do oxigênio e do ferro, eliminando os resíduos do metabolismo, nutrindo e purificando o sangue”.
Não para por aí!
Não pense que é só a couve detox que tem esse poder! Se deseja mandar embora as toxinas, pode contar, também, com alimentos como: limão, gengibre, cúrcuma, linhaça, chia, aveia, farelo e água de coco e chá de ervas, por exemplo.
Consultoria:
Alice Amaral, médica nutróloga e ortomolecular, especialista em Medicina do Exercício e Esporte e em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável, de Juiz de Fora (MG); Karina Gouvêa, nutricionista especialista em Obesidade e Emagrecimento, de Vitória (ES); Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro (RJ.
Fotos:© Fornecido por Getty Images
Ana Letícia Carvalho.

Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário