Queda de cabelo: entenda como funciona
Poucas pessoas sabem, mas é muito comum alguns fios de cabelo caírem ao longo do dia, afinal, essa troca de cabelo é necessária, tanto é que especialistas consideram quedas de 100 a 120 fios por dia algo comum.
Quem tem cabelos mais longos pode se assustar com o volume de fios deixados na escova diariamente, mas é preciso considerar o comprimento do cabelo para chegar à conclusão de que a queda está incomum.
Como descobrir se meu cabelo está caindo muito?
1. A queda de cabelo geralmente acontece em 3 graus, o primeiro é possível reparar que os fios estão mais finos, principalmente no centro do cabelo.
2. O segundo grau é possível reparar que os fios estão ainda mais finos e o couro cabeludo já pode ser visto sem esforço.
3. No último nível os fios já estão finos, frágeis e quebradiços e a calvície já é notável e não pode mais ser revertida.
O que pode causar quedas de cabelo?
A queda de cabelo pode ser causada por diversos motivos, vamos citar os mais comuns entre as pessoas.
Alimentação
Um dos motivos mais rotineiros para a queda de cabelo acontecer é a alimentação desequilibrada e sem proteínas.
Uma alimentação balanceada é requisito fundamental para os cabelos ficarem fortes e saudáveis.
Alimentos ricos em proteína, seja animal ou vegetal, são muito bons para fortalecer os fios e manter a saúde do corpo em dia.
Anemia
A falta de ferro no organismo pode ocasionar em anemia e, dependendo do grau da doença, pode causar quedas de cabelo.
Os sintomas de anemia podem variar entre cansaço e palidez, sintomas que atingem cerca de 30% da população do planeta.
Problemas intestinais
O ferro é fundamental para o corpo, como foi dito anteriormente, porém, só ele não é capaz de manter a saúde dos fios e organismo.
O corpo precisa de ferro, zinco, vitaminas, minerais e proteínas, porém, ocorrem doenças inflamatórias no intestino que não permitem a absorção dessas substâncias, deixando o corpo escasso e os fios fragilizados.
Esse problema deve ser diagnosticado com rapidez, para não deixar o corpo sem imunidade e fragilizado.
Doença renal crônica
Os rins são os responsáveis pela filtragem do sangue no corpo, quando não consegue desenvolver esse papel causam problemas gravíssimos.
Alguns sintomas podem mostrar que os rins não estão trabalhando como deveriam, por exemplo, dores de cabeça, náusea, cãibra, inchaços e calvície.
É muito importante ficar atento aos alertas que o corpo demonstra, afinal, quando o organismo não está bem, ele deixa sinais.
IMAGEM DA QUEDA DE CABELO 2
Estresse
De acordo com especialistas, cerca de 10% das mulheres tem algum grau de calvície, isso ocorre pela rotina estressante de trabalho, casa e filhos.
Episódios de estresse não vão deixar as pessoas carecas, o problema é a rotina cheia de ansiedade e nervoso, nesses casos, a queda de cabelo pode acontecer em pessoas de todas as idades.
Gravidez
A gravidez é um momento muito delicado na vida da mulher, por causa do estresse, ansiedade, deficiências vitamínicas e mudanças hormonais, as quedas de cabelo podem aparecer.
Mas é importante não descuidar dos cuidados médicos para repor todas as necessidades do corpo nesse momento.
Tratamentos para queda de cabelo
Não existe uma fórmula mágica que faz o cabelo parar de cair e crescer rápido, mas o primeiro passo é se certificar sobre o porque o cabelo está caindo e ter um acompanhamento médico.
Após o diagnóstico para algumas das opções acima, é o momento de começar o tratamento indicado pelos especialistas.
A alimentação também pode ser indicada pelos doutores, basta seguir ao pé da letra para conseguir um resultado rápido e eficaz.
Os cuidados aplicados diretamente no cabelo também são fundamentais, afinal, todos os tipos precisam de hidratação, nutrição e reconstrução, por isso, invista no tratamento que os seus fios mais necessitam.
Agora você já sabe como identificar e tratar os problemas que causam as quedas de cabelo, né?! Então procure ajuda profissional para iniciar os cuidados, combinado?!
Thauany Lima. Fotos:© Shutterstock
Portal MSN.
http://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/queda-de-cabelo-entenda-como-funciona/ar-AAyvxlf?li=AAggXC1&ocid=iehp

Nenhum comentário:

Postar um comentário