Como escrever um bom texto para a internet.
Textos na internet pedem características próprias. Veja algumas delas.
Normalmente, a escrita para o meio digital é feita com maior liberdade, mas, além das regras gramaticais que regem qualquer texto, algumas particularidades devem ser observadas.
Enquanto algumas são específicas para a web, outras são comum a todos os meios e essenciais para uma boa escrita. Quem escreve textos para blogs e sites ou produz artigos e colunas de internet deve ter o cuidado de seguir algumas normas para evitar ser mal interpretado e para alcançar um maior número de leitores.
Saiba como escrever melhor para a web com as dicas a seguir.
Leia. Sempre leia mais 
Você já deve ter ouvido isso alguma(s) vez(es) na vida, mas essa é a principal regra para um bom texto, independente da mídia o veicule. Quando mais você lê, mais abrangente se torna o seu vocabulário e mais conhecimento há sobre diferentes tipos de texto e formas de escrever.
E isso abrange livros literários e técnicos. Isso melhora não apenas textos para web, como para qualquer tipo de mídia. Por isso, leia mais, sempre mais!
Crie frases curtas
Na internet, os textos devem ser rápidos e com frases curtas. Isso não significa que o texto tem que ser sempre curto; mesmo os textos mais longos devem ser feitos de frases curtas para facilitar a leitura e deixá-la fluida.
Frases muito longas correm o risco de ficar ambíguas ou de perder a atenção do leitor.
Crie parágrafos pequenos
      A regra das frases também serve para os parágrafos. Textos com parágrafos muito longos, mesmo que repleto de frases curtas, geralmente repelem o leitor.
Parágrafos muito longos criam um visual maçante e cansativo para a página. Também é recomendado utilizar uma linha em branco entre cada parágrafo para que o layout fique mais organizado e limpo.
Utilize imagens
Junto com as regras das frases curtas e dos parágrafos pequenos, a utilização de imagens completa o que é mais importante para a leitura cômoda no computador ou mídia móvel.
Utilizar uma ou mais imagens no texto o deixa mais confortável para ler, além de ilustrar melhor as ideias que estão sendo passadas.
Em chats e conversações informais, não GRITE e, se possível, utilize emoticons.
De acordo com as regras da internet, escrever palavras ou frases com todas as letras maiúsculas significa GRITAR.
Portanto, utilize o recurso apenas quando for necessário para destacar alguma parte do texto, pois de outra forma pode soar indelicado.
Dependendo da plataforma e do público-alvo, também pode-se utilizar emoticons. Os emoticons podem ser uma boa saída para transmitir o tom de brincadeira ou de ironia de uma frase. Mas, lembre-se, SEMPRE use o bom senso.)
Conheça o seu público 
Não adianta escrever um ótimo artigo se ele não foi feito para o seu público. Sites feitos para o público teen, por exemplo, devem ter a linguagem mais informal e leve.
Já um site com conteúdo empresarial ou técnico deve ter o tom mais sério e acadêmico.
Promova a interatividade 
Interatividade é uma das palavras de ordem da internet, certo? Por isso, sempre que possível, converse com o leitor de forma leve e enriqueça o texto com links, referências, imagens e vídeos.
Também é legal convida-lo para participar da conversa, como o convidando a comentar sobre o assunto. Entendeu?

Site Yahoo Brasil. Foto: ThinkStock. Por Natália Marinho | Yahoo Contributor Network. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário