Deslocamento de iceberg mata quase 150 mil pinguins na Antártica.
Quase 150 mil pinguins morreram após um iceberg gigantesco se deslocou até uma colônia na Antártica, forçando um exílio em busca de comida.
O iceberg B09B possui quase 100 km² e se deslocou até a Baía Commonwealth em 2010, segundo pesquisadores australianos na revista Antarctic Science. Com sua chegada, a população de pinguins, que era de 160 mil, caiu para 10 mil entre 2010 e 2013.
As aves foram obrigadas a percorrer um trajeto de 60 km para encontrar comida, alterando suas rotas e prejudicando sua reprodução. De acordo com os especialistas, há o risco de que os pinguins desapareçam por completo do Cabo Denison nos próximos 20 anos.
Em um censo realizado no fim de 2013, equipes encontraram centenas de ovos abandonados. “Os pinguins observados eram muito dóceis, letárgicos, quase não estavam conscientes de sua presença", explicou o pesquisador Chris Turney, em entrevista ao jornal Sydney Morning Herald.
“Eles apenas estão sobrevivendo, e não têm condições de incubar a próxima geração. Vimos muitas aves mortas no chão. Foi devastador", completou.  
Cientistas acreditam que mudanças no vento e nas condições locais estão forçando mudanças naturais na Antártica. Ao contrário do que ocorre no Ártico, o gelo está aumentando apesar do aquecimento global. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário