Uma boa xícara de chá pode exercer ação calmante e repousante, além de aquecer o corpo. É a bebida mais consumida no mundo e está relacionada ao convívio social, conforto, poder de cura e prazer.
O chá pode ser feito a partir de plantas reconhecidas como não tóxicas, utilizando a folha, sementes, casca, flores, caule, raiz ou fruto. Os compostos bioativos, presentes nos chás , fazem dessas ervas alimentos com propriedades funcionais e benéficas à saúde.
Para fazer o chá,  é necessário saber qual é a parte mais adequada, ou seja qual parte tem a maior concentração do princípio ativo.
Infusão, decocção ou maceração. Aprenda a diferenciar.
Infusão:
Contato da planta (folhas ou flores) com água fervente. Despejar água fervente sobre as partes ativas do vegetal (flores e folhas), deixar descansando por 5 a 10min. Coar e servir.
- 5gr para 100ml de água.
Decocção: 
Extração dos princípios ativos de raízes, sementes e cascas, com água até a ebulição.
Despejar água fria sobre as partes ativas do vegetal (raízes, sementes ou cascas), aquecer até ebulição e deixar 5 a 10 min. Abafar por 10 – 15 min, coar e servir.
- 5 gr para 100ml de água
Maceração: 
Consiste em deixar a erva (amassada) de molho em água fria por 10 a 12hs (folhas, flores e sementes) ou por 16 a 18hs (caules, cascas e raízes).
O recipiente deverá permanecer coberto e o ambiente deverá ser fresco. Após esse tempo o chá estará pronto para o consumo.
- 5 gr para 100ml de água
Mais sobre chás:
- Sempre que possível, priorize o consumo da erva fresca. O sachê de chá pode reter parte do princípio ativo da erva.
- Ervas como  hortelã, cidreira, alecrim são excelentes opções de chás. São fáceis de serem cultivadas mesmo em apartamento. Bastam um simples vaso e presença de sol.
- Experimente misturar chás gelados com sucos, conseguindo um refrescante suchá ou consumi-los gelados, na forma de refrescos.
- Varie a forma do consumo, ao invés de utilizar somente a erva seca, experimente utilizar a planta fresca. O ambiente da casa ficará perfumado.
- Pode-se sofisticar e servir com uma rodela de limão ou laranja, ou com um pouco de suco de limão.
- Os chás podem ser adoçados com mel e aromatizados com canela, cravo e gengibre.
- Varie os tipos de chás.
- O consumo deve ser imediato, na geladeira é recomendado consumir antes de 10 horas.
- Importante: os chás não devem substituir o uso de medicamentos, consulte sempre o seu médico.
Revista VEJA online.

Por Eneida Ramos: nutricionista. Thinkstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário