10 conselhos para levar marmita para o trabalho e parecer um verdadeiro chef gourmet
Há dois tipos de pessoas: os que comem fora todos os dias no horário de almoço do trabalho, e os que levam sua própria comida para o escritório. Os primeiros, além de gastarem mais, geralmente comem alimentos menos saudáveis.
A nobre arte de fazer uma boa marmita garante todos os dias uma comida caseira, saudável e equilibrada. No entanto, além de definir minuciosamente os cardápios, é preciso levar em conta uma série de fatores que listamos a seguir.
Assegure-se de que o recipiente tenha um bom sistema de fechamento. Este é o ponto principal. Alguns recipientes prometem ser herméticos e acabam derramando tudo que carregam em seu interior.
Por isso, vale a pena investir um pouco de dinheiro em um recipiente de qualidade, que fique bem fechado. No final das contas, é preciso considerar que ele irá nos acompanhar todos os dias.
As comidas secas são fáceis de transportar. Uma das primeiras coisas que você descobre quando começa a levar marmitas para o trabalho é que não há nada mais fácil de transportar do que alimentos secos e compactos.
Nesta categoria entram croquetes e bolinhos, salgados de vegetais, lasanhas, falafel, arroz. São ótimos companheiros de viagem e não nos dão sustos.
Cuidado com as sopas. Os caldos e sopas estão na categoria oposta, já que podem escorrer por qualquer pequena abertura e fazer uma grande sujeira.
Não é necessariamente o caso de eliminá-los, mas de compreender que eles requerem recipientes muito confiáveis. Uma boa alternativa para transportá-los é utilizar uma garrafa de vidro com tampa, reduzindo a chance de que derramem.
Não faça misturas impossíveis. É preciso pensar que o recipiente é como um apartamento de 30 metros quadrados: tudo que está dentro dele tem que combinar. Assim, talvez não seja uma boa ideia carregar no mesmo espaço uma porção de linguiça de porco e outra de lula.

 Espere que a comida esfrie. A grande maioria dos recipientes é de plástico, e por isso tende a cozinhar novamente o que for armazenado em seu interior. Além disso, se a comida em questão estiver quente, é melhor deixá-la esfriar antes de armazená-la.
Caso contrário, o grão-de-bico pode acabar se transformando em um purê, e o macarrão deixará de estar al dente e ficará mole demais.
Tudo bem apertadinho. Se você não quer que os alimentos acabem misturados e remexidos, é melhor deixar tudo o mais compacto possível para evitar que a comida fique “dançando” no ônibus ou no metrô.
Não deixe que o recipiente fique inclinado. Fique atento ao transporte. Colocar o recipiente na bolsa ou na mochila é uma verdadeira arte: é preciso tentar fazer com que ele não se incline e que a base fique totalmente apoiada para que a comida não deslize pelo interior.
Deixe os alimentos mais suculentos. Dentro do recipiente tudo vai ressecar um pouco, e este mesmo efeito ocorrerá quando aquecermos a comida no micro-ondas, por isso o recomendável é deixar a marmita mais suculenta. Acrescentar um pouco mais de caldo ou molho é uma ótima ideia, pois no interior do recipiente o ressecamento é a regra.
Aqueça sempre com tampa. Se você gosta dos seus colegas de trabalho, aqueça sempre sua comida no micro-ondas com a tampa. Além disso, evite levar alimentos com um aroma muito intenso, como determinados peixes ou verduras.
Ninguém gosta de aquecer seu prato de massa depois de alguém ter esquentado uma truta: seja solidário com o paladar dos demais.
Cuidado com o calor. Por último, um conselho sanitário. O recipiente não é uma geladeira, por isso, quando as temperaturas estiverem altas, evite manter sem refrigeração receitas com ovos, maionese, ou qualquer outro molho delicado.
Para evitar o ataque das bactérias, procure lavar muito bem o recipiente após cada uso. Se for possível, o ideal é usar a lava-louça.
Javier Sánchez. (Fotos: Pixabay)
Site Yahoo Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário