10 novos hábitos para adotar esse ano.
O ano novo chegou e muita gente já começou 2017 com a listinha de metas pronta para ter um ano melhor. Mas você já pensou que, para promover mudanças concretas e fazer a diferença, pode ser mais eficaz começar por pequenas atitudes no seu dia a dia?
O início do ano pode ser uma ótima oportunidade para rever os nossos hábitos, melhorar de fato a nossa saúde física e mental e colaborar para o bem-estar coletivo.
10 novos hábitos para adotar no novo ano
Investir em saúde e em felicidade e ajudar a construir um mundo melhor não é uma meta fácil, mas com vários pequenos passos ao longo do ano é possível chegar mais perto de alcançá-la.
Preparamos um elenco com ideias para ajudar você a melhorar pessoalmente, focando no seu bem-estar – através de experiências e de atividades prazerosas –, e a contribuir para transformar o mundo – por meio do consumo consciente e de atitudes colaborativas. Confira:
1. Encontre a beleza em pequenas coisas do dia a dia
A sabedoria popular tem razão quando diz que a felicidade está nas pequenas coisas. Ela é uma plantinha que precisa ser regada todos os dias. Portanto, o segredo está em tentar encontrar beleza no cotidiano e prazer nas atividades diárias.
Experimente contemplar um dia ensolarado ou tirar alguns segundos para olhar em volta procurando o belo das coisas e das pessoas.
2. Faça todos os dias algo que lhe dê prazer
Mesmo no meio da correria da rotina, se esforce para fazer algo que lhe dê prazer todos os dias – nem que seja por cinco minutos. Cante no meio do engarrafamento, escute a sua música preferida no trajeto para o trabalho, dê uma caminhada no bairro, comece a planejar uma viagem.
Esses pequenos momentos de prazer trazem ânimo e satisfação e nos fazem olhar a vida de modo mais positivo.
3. Conheça melhor a sua cidade
É comum viver a vida inteira em uma cidade sempre adiando a ida em novos lugares e aqueles programas mais “turísticos”. É claro que viajar é ótimo, mas que tal entre uma viagem e outra dedicar-se a explorar a sua cidade e conhecer, por exemplo, o seu roteiro artístico?
Você também pode descobrir bares ou baladas que nunca frequentou, ir a cafés e restaurantes legais, comer pratos e sobremesas deliciosos.
4. Pratique o consumo consciente
Procure sempre refletir antes de comprar qualquer coisa: pergunte-se sobre a real necessidade daquele bem e pense nas consequências que o seu ato de compra pode ter para o mundo.
Tenha em mente que tudo o que consumimos causa impacto na economia e pode ser nocivo à sociedade ou ao meio ambiente. Tente comprar em pequenos negócios ou direto do produtor para estimular a produção local.
5. Desapegue dos bens materiais
Hoje em dia há formas concretas de evitar o consumismo através da economia colaborativa. Ela possibilita a conexão entre pessoas com necessidades comuns através de plataformas de troca e compartilhamento.
Você pode trocar uma aula de inglês pelo empréstimo de um objeto ou pagar menos por um serviço, como o de lavagem de roupas, por meio de sites que funcionam como mediadores dessas relações.
Para participar desse movimento que já se afirma como tendência, você também pode ser um colaborador e praticar o desapego oferecendo algo seu através dessas plataformas de compartilhamento.
É possível colocar à disposição desde uma câmera fotográfica ou roupas, até um carro ou um quarto para hospedar turistas.
6. Poupe dinheiro em pequenas coisas
Muito difícil fazer uma grande poupança, mas é possível economizar com pequenas atitudes quase sem se dar conta. Se você gostaria de fazer uma viagem, mas acha que não vão sobrar recursos até as férias, tente juntar dinheiro em pequenas coisas.
Comece anotando todos os seus gastos e não deixe nada de fora. Concentrando-se sobre as pequenas despesas diárias você pode chegar a uma economia considerável no final do ano.
Experimente levar marmita para o trabalho algumas vezes por semana, comer antes de ir ao bar para tomar uma cerveja ou diminuir os cafezinhos fora de casa.
7. Viaje mais
Está comprovado cientificamente que viajar traz mais felicidade do que adquirir bens materiais.
Mesmo quando o tempo ou o dinheiro não permitem que você faça grandes viagens frequentemente, com certeza você pode viajar mais do que tem viajado. Praticando o consumo consciente, compartilhando algo que você não vai usar e poupando em pequenas coisas, pode sobrar dinheiro para um bate e volta no feriado ou uma viagem curta no fim de semana.
“Viajar” também inclui conhecer lugares próximos que você nunca colocou na lista, mas que sempre podem surpreender!
8. Invista mais em experiências
Segundo pesquisas recentes, a partir do momento que uma pessoa tem suas necessidades básicas atendidas, gastar dinheiro com “coisas” não vai deixá-la mais feliz.
Por outro lado, acumular experiências pode trazer uma satisfação duradoura, pois elas nos marcam para a vida inteira. Neste novo ano, em vez de investir em bens, procure gastar com vivências que se tornarão parte da sua história e da sua identidade.
Uma “experiência” pode ser saltar de paraquedas, mas também acampar com os amigos, viajar sozinho, conhecer lugares para encontrar a paz interior, ir a um spa…
9. Tenha mais contato com a natureza
Os benefícios do contato com a natureza para a mente e para o corpo já são bem conhecidos. A vitamina D ativada pelo sol tem relação com a melhora do humor, e respirar ar puro faz bem para a saúde – só para citar alguns.
Nem precisamos ir tão a fundo: ninguém pode negar que tomar banho de mar pode ser revigorante e que estar no meio do mato traz uma intensa sensação de relaxamento e desconexão do caos urbano.
10. Faça uma atividade física que você goste
Não adianta começar mais um ano prometendo ir à academia todos os dias se você não curte a ideia. Andar de bicicleta ou simplesmente caminhar também são exercícios físicos que ajudam muito se feitos com regularidade.
Se isso não lhe atrai, pense em algo diferente, como fazer trilhas ou surfar. Assim você poderia até cumprir várias metas de uma só vez: se exercitar, estar perto da natureza, viajar e investir em experiências novas!
Pequenas atitudes para grandes mudanças em 2017
Não se assuste se a lista parecer grande! Dedicar-se aos poucos a cada um dos itens já vai lhe trazer a sensação de dever cumprido e o ânimo para continuar focado.
Promover mudanças não é uma tarefa fácil, mas com um pouquinho de esforço diário para adotar novos hábitos você pode fazer de 2017 um ano diferente e melhor. Você tem o ano inteiro pela frente!
Por Equipe Pegcar,

Nenhum comentário:

Postar um comentário