8 formas inteligentes de aproveitar ao máximo as cascas das frutas cítricas.
As frutas cítricas estão presentes na maioria das cozinhas. Elas são versáteis e deliciosas, e podem ser usadas para temperar diferentes pratos, decorar coquetéis, ou simplesmente dar um sabor extra à água.
Elas não apenas mudam nossas refeições, mas também oferecem diversos benefícios para a saúde e têm um aroma muito agradável.
Estamos acostumados a usar apenas o suco destas frutas, mas há muitas razões para não desperdiçar a sua casca. Lembre-se de lavá-la bem antes de utilizá-la, já que a casca pode conter uma grande quantidade de germes e bactérias.
Confira nesta galeria algumas maneiras de usar as cascas das frutas cítricas para facilitar o seu dia a dia.
Raspas cítricas
Rale a casca para obter raspas que podem ser usadas em inúmeras receitas. Você pode congelá-las para tê-las sempre à mão. Lembre-se de não ralar a parte branca da casca, já que ela tem um sabor amargo.
Aroma delicioso
Se a sua casa está com um cheiro um pouco estranho ou se você irá receber convidados, coloque algumas cascas de frutas cítricas em uma panela de água fervendo para criar um aroma acolhedor.
Você pode adicionar outras ervas e temperos, como canela e fava de baunilha, de acordo com as suas preferências pessoais.
Limpeza do micro-ondas
Para limpar o micro-ondas de uma forma rápida e natural, coloque algumas cascas de limão em um recipiente com água e leve ao micro-ondas por três ou quatro minutos.
O vapor fará com que seja fácil limpar os resíduos e dará à cozinha um aroma fresc
Se você quer um docinho, use um descascador para fazer tiras com as cascas, coloque-as em uma panela com duas xícaras de água, ferva e coe. Combine duas xícaras de água com duas xícaras de açúcar, ferva, depois abaixe o fogo, adicione as cascas e deixe cozinhar.
Retire as cascas, espere que elas sequem, e acrescente mais um pouco de açúcar.
Balas de casca de limão siciliano
Se você quer um docinho, use um descascador para fazer tiras com as cascas, coloque-as em uma panela com duas xícaras de água, ferva e coe.
Combine duas xícaras de água com duas xícaras de açúcar, ferva, depois abaixe o fogo, adicione as cascas e deixe cozinhar. Retire as cascas, espere que elas sequem, e acrescente mais um pouco de açúcar.
Limpeza da casa
O vinagre é ótimo para limpar a casa, mas ele tem um cheiro muito forte. Coloque um pouco de vinagre branco numa jarra com algumas cascas de frutas cítricas, cubra e deixe em local escuro por duas semanas.
Coe, coloque numa garrafa com spray, e você terá um poderoso e natural produto de limpeza.
Cheiro da lava-louça
Coloque algumas cascas na sua lava-louça de tempos em tempos para acabar com o cheiro de mofo que este eletrodoméstico pode ter.
Polir o aço inoxidável
Coloque um pouco de sal marinho nas facas, panelas e frigideiras que tenham alguma sujeira ou mancha difícil de remover. Use a casca de limão como uma esponja nas áreas necessárias e o utensílio ficará brilhando.
Seja como um presente para alguém ou um tratamento de beleza para você mesma, faça um esfoliante aromático, perfeito para a hora do banho. Pique a casca cítrica em pedaços bem pequenos e misture com meia xícara de açúcar.
Acrescente um pouco de azeite de oliva até obter uma pasta e aproveite o seu esfoliante totalmente natural.
Faça um esfoliante de açúcar
Seja como um presente para alguém ou um tratamento de beleza para você mesma, faça um esfoliante aromático, perfeito para a hora do banho. Pique a casca cítrica em pedaços bem pequenos e misture com meia xícara de açúcar.
Acrescente um pouco de azeite de oliva até obter uma pasta e aproveite o seu esfoliante totalmente natural.
Sarah Rohoman
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário