Não faltarão vagas para estas 8 profissões em 2017.
As perspectivas para o mercado de trabalho continuam ruins em 2017. Especialistas em RH acreditam que o ano continuará desafiador e que a taxa de desemprego permaneça alta.
De setembro a novembro de 2016, a taxa de desocupação chegou a 11,9%, a mais elevada desde o início da série, em 2012, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mais de 12,1 milhões de pessoas estavam desempregadas no período, um aumento de 33,1% em relação ao mesmo trimestre de 2015.
Mas, para algumas profissões, o mercado continua contratando. De acordo com a Robert Half, consultoria de recrutamento especializado, algumas posições estão com alta demanda em 2017.
"Apesar das aparentes incertezas, as contratações continuarão, ainda que em ritmo mais moderado e seletivo, com as companhias buscando cada vez mais profissionais com alta capacidade de entrega", acrescentou.
A lista destes profissionais foi baseada na 9ª edição do Guia Salarial da empresa, que reúne informações estratégicas de áreas como engenharia, finanças e contabilidade, vendas e marketing, jurídico, mercado financeiro, recursos humanos, seguros e tecnologia.
Veja abaixo quais as profissões que estão com alta demanda:
Engenheiro de Vendas Técnicas
Formação: Engenharias.
Estes profissionais são responsáveis por potencializar as receitas das empresas por meio de vendas consultivas.
Eles estão sendo demandados porque as empresas precisam de profissionais que entendam o produto/serviço e que entreguem soluções customizadas ao cliente, agregando valor e aumentando as vendas.
Gerente de Vendas
Formação: Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharias.
O profissional é encarregado pelas vendas e por aumentar o faturamento, garantindo a lucratividade necessária para a empresa. Em mais um ano de crise, eles são ainda mais necessários, tendo em vista a sustentabilidade do negócio.
Consultor Comercial
Formação: não exige formação específica
Este profissional atua na área comercial das empresas de maneira mais abrangente e generalista, sendo, muitas vezes, alocado por regiões. Segundo a consultoria, eles são demandados porque "promovem a aproximação da empresa com novos clientes e expandem a marca no mercado, garantindo a continuidade dos negócios."
Analista de BI (Business Intelligence)
Formação: áreas de Tecnologia da Informação, Engenharias, Física, Estatística
Por serem responsáveis pela inteligência e estratégia da empresa por meio de análise de dados, esses profissionais estão com alta demanda.
"Com a evolução do mundo digital as empresas coletam cada vez mais dados. Este profissional é responsável por interpretá-los, transformando-os em ações para a empresa."
Desenvolvedor Mobile
Formação: Tecnologia da Informação
Cargos de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis também estão sendo em alta já que, cada vez mais, empresas investem na criação e melhoria de plataformas digitais.
Além disso, existem poucos profissionais com experiência nesse mercado -- o que os tornam ainda mais valiosos.
Desenvolvedor UX
Formação: áreas de Tecnologia
Outros profissionais bastante procurados são aqueles que desenvolvem interface com o usuário. A consultoria avalia que a profissão está em alta porque muitas empresas estão interessadas em melhorar seus resultados de vendas e aumentar a retenção dos clientes.
Analista de Crédito
Formação: Administração, Economia e Engenharias
Os profissionais responsáveis por análise de balanço e a “saúde” financeira da empresa que deseja contrair crédito também estão em alta. "O mercado sinaliza a retomada das atividades comerciais e as empresas sentem necessidade de aumentar o seu fluxo de caixa", disse a consultoria.
Analista de Compliance
Formação: Economia, Administração e Engenharias
Eles são responsáveis por validar se todas as operações da companhia estão sendo realizadas de acordo leis e regulamentos externos e internos e estão em alta demanda porque houve um aumento das regulamentações e normativas estabelecidas por órgãos reguladores nos últimos anos.
© Uelder-ferreira via Getty Images
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário