Receita caseira facilita a faxina e ajuda a tirar gordura e manchas acumuladas em vidros, blindex e espelhos.
Não passe a toalha no espelho: ele poderá ficar manchado.
Para deixar os vidros, espelhos e blindex transparentes e sem manchas, a saída é limpá-los com frequência. A personal organizer Barbara Volnei dá uma receita caseira:
— Um bom limpa-vidros já traz um resultado satisfatório. Mas para quem gosta de receitas caseiras, esta é uma que traz um resultado incrível: separe um borrifador de água com capacidade para 500ml e coloque 250ml de água, 200ml de álcool, e uma colher de sopa de vinagre branco (de álcool ou maçã).
Misture bem e aplique nos vidros. Também pode ser utilizado para limpar e tirar manchas.
Além disso, é importante usar os materiais certos:
— Separe panos de algodão, que não soltem fiapos, além de esponjas macias para a lavagem, e um tecido de flanela ou algodão para a secagem.
Os rodos com dupla face são práticos para a limpeza de áreas que estejam fora do alcance — explica a personal organizer Paula Mangaravite, formada pela empresa OZ! Organize sua vida.
Barbara dá outra dica:
— Após a aplicação dos produtos, passe o pano sempre na mesma direção.
Dica
Qual truque usar na limpeza de vidros e espelhos?
No final de tudo, o jornal seco dá o último retoque, retirando os fiapos do pano de algodão e secando por completo a superfície. Mas cuidado: o jornal molhado demais poderá deixar rastros de tinta no vidro.
Papel-toalha
E que produtos evitar?
Evitar usar papel-toalha, pois além de ser mais caro, você precisará de uma quantidade grande para alcançar um bom resultado. Ele encharca muito facilmente e ainda pode deixar o vidro manchado. O ideal é usar um pano ou uma flanela de algodão macio.
Blindex
Blindex precisam de produtos especiais? Quando limpá-los?
Apesar de ser um tipo de vidro mais reforçado, o processo de limpeza é o mesmo. Um pano embebido em vinagre branco puro também traz de volta o brilho. A frequência de limpeza depende do ambiente onde ele está instalado. Áreas externas e banheiros exigem cuidado especial e manutenção mais frequente.
Truque
Há algum segredo na limpeza do blindex?
Usar cera automotiva logo após a limpeza cria uma película protetora que impede que as manchas se fixem em sua superfície. Ela pode ser aplicada a cada três meses.
Toalhas
Passar toalhas em espelhos dos banheiros pode estragá-los?
A toalha só vai piorar a situação, porque o óleo natural da nossa pele — que fica na toalha — deixará o espelho manchado e mais embaçado.
Espelhos
Há diferença na limpeza de espelho do quarto e banheiro?
Sim, pois no banheiro existe a oscilação de temperatura, e o vapor que fica enquanto tomamos banho forma uma camada oleosa na superfície do espelho, fazendo com que a limpeza seja mais frequente do que a do espelho do quarto.
Perguntas respondidas por Bárbara Volnei, especialista em organização residencial, de escritórios e organização profissional pela OZ! e responsável pelo site barbaravolnei.blogspot.com.
Acompanhe as notícias de imóveis, casa e decoração pelo Twitter @bela_casa
Foto: Márcio Alves / Márcio Alves.
Lara Mizoguchi

Jornal EXTRA online.
Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário