O que acontece quando você tem dívidas?
Como já deu para perceber a vida “não está fácil para ninguém” principalmente se quando citamos a questão financeira. Desemprego em alta no país, poder de compra diminuindo e as dívidas só se acumulando. Mas o que acontece se você atrasar um pagamento?
Água
Se você não pagar a conta de água, a empresa deve notificar a possibilidade de corte com 30 dias de antecedência. A companhia também pode incluir nome no cadastro de devedores. (Pixabay)
Carnê de lojas
Podem incluir seu nome na lista de nomes sujos e fazer cobrança judicial. A loja só pode pegar de volta o eletrodoméstico se a venda tiver sido feita com alienação fiduciária, ou seja, modelo de garantia que se baseia na transferência de bens como pagamento de uma dívida. (Getty Images)
Gás
      Companhia deve informar sobre possibilidade de corte pelo menos 10 dias antes da data prevista, além de incluir seu nome nos cadastros de devedores. (Pixabay)
Escola
Pode deixar de renovar a matrícula, exceto se já tiver realizado o parcelamento dos débitos e os mesmos estiverem em dia.
É terminantemente proibido impedir o aluno de fazer provas ou de reter documentos dele. O estudante só pode ser desligado no final do semestre ou do ano letivo. (Pixabay)
Internet,
A tv por assinatura e telefonia fixa – Só pode suspender parcialmente o serviço 15 dias após a notificação. Já a suspensão total pode ser realizada depois de 30 dias do aviso da suspensão parcial e nesse caso, não pode cobrar assinatura ou serviços.
Trinta dias depois do início da suspensão total pode ocorrer a rescisão do contrato. A inclusão no cadastro de devedores só pode ocorrer após o encerramento do contrato, desde que encaminhe.
Financiamento de carro
Proprietário pode ser incluído na lista de nomes sujos. Se o veículo foi comprador por alienação fiduciária, o banco ingressa com ação judicial de busca e apreensão. Se a dívida não for paga, o banco pode vender o carro.
Caso o valor da venda seja maior que ao da dívida, o banco abate o valor e devolve o restante ao devedor. Se não for, o banco ainda pode cobrar o saldo remanescente do débito. (Pixabay)
Condomínio 
Ação judicial, com penhora do imóvel. Nesse caso, o condomínio não pode cobrar multa superior a 2%, mais juors de 1% e atualização monetária. (Pixabay)
Financiamento de casa 
Nome pode ser incluído no cadastro de devedores. Caso tenha sido adquirido por alienação fiduciária, o banco pede que o cartório de registro de imóveis notifique o mutuário sobre o atraso.
Se o pagamento não for feito, a propriedade do imóvel pode ser transferida para o banco, que o levará a leilão. Depois do processo, se o valor da venda for superior ao contratado pelo cliente o eventual restante será devolvido ao
Cartão de crédito 
Cobrança judicial e inclusão no cadastro de devedores. (Pixabay).
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário