10 erros cometidos nas
redes sociais que podem destruir o seu negócio.
Assim como é importante estar aberto às novas
tendências das redes sociais, também é essencial renovar constantemente a
estratégia nessas plataformas para evitar erros.
Quando você está muito focado no seu plano, fica
difícil notar falhas pequenas, mas muita perigosas para o negócio. Portanto,
quanto mais o ano avança, mais importante é tomar consciência para mudar -
antes que seja tarde.
Há alguns anos, quando a programação de publicações
e as plataformas cruzadas surgiram, não se falava em outra coisa. Esses
softwares, até bastante simples, permitem que o conteúdo publicado em uma rede
social se multiplique para outras plataformas.
Mas, embora esses dispositivos permitam uma
economia significativa de tempo, eles não são efetivos no uso das redes
sociais.
O que funciona no Twitter, pode não funcionar no
Facebook, no Instagram ou no LinkedIn. As pessoas consomem tipos diferentes de
conteúdos em cada uma das plataformas.
Republicar uma postagem automaticamente em outras
contas é preguiçoso e mostra que você não entende as capacidades específicas de
cada plataforma. Tire um tempo extra e otimize o conteúdo para cada um das
redes.
Roubar conteúdo (sem colocar os créditos)
Se você está fazendo o download de memes ou vídeos
- ou se você está roubando publicações para suas redes sociais - é hora de
parar. Além de ser constrangedor caso você seja pego, não pedir permissão ou
não dar os créditos apropriados pode causar um problema jurídico.
Há muitos casos de empresas processadas por
violações de direitos autorais principalmente em fotos e vídeos. Conclusão: é
melhor não postar nada do que postar um conteúdo roubado.
Compartilhar links de vídeos no Facebook
Estamos em 2017 e o volume de upload de vídeos no
Facebook já ultrapassou o do YouTube. Embora este último ainda tenha seus
benefícios, ignorar o poder da rede criada por Mark Zuckerberg é um grande
erro.
Os usuários do Facebook interagem muito mais com posts
que têm vídeos do que com postos que têm apenas fotos ou o link para o vídeo.
Portanto, evite os links e faça o upload do vídeo direto no Facebook para
aumentar o engajamento.
Colocar hashtags demais
Colocar hashtags demais é algo que demonstra
desespero e pode soar como spam. Se você for usá-las em uma publicação, tenha
bom gosto e aplique apenas em plataformas que realmente suportam a realização
de pesquisas por meio desse recurso. No LinkedIn, por exemplo, é preciso ter
cuidado, pois as hashtags só aparecem como opções de pesquisas no mobile.
Além disso, seja realista sobre o potencial tráfego
gerado com as hashtags. Se o tema é um trending topic no Twitter, por exemplo,
vale a pena usá-las. Se for para tentar vender o seu produto, não espere
milhares de acessos.
Filmar na vertical
Esta é uma dica simples, mas muito importante. Se
você está fazendo um vídeo com o seu celular como uma ação de marketing para as
redes sociais, certifique-se de segurar o aparelho horizontalmente.
Todo mundo já teve a oportunidade de ver um filme
mal feito, cheio de tremores e com aquelas barras pretas no topo e nas
laterais.
Não seja esse tipo de pessoa. Antes de começar a
gravar, certifique-se de que seu celular esteja na horizontal e no modo
“paisagem”. É claro que existem muitas tendências para vídeos atualmente, mas
filmagem vertical não é uma delas.
Não compartilhar conteúdos do site nas redes
sociais
O tráfego gerado a partir das suas redes sociais é
uma parte importante do algoritmo de classificação de pesquisa do Google.
Então, agarre toda e qualquer oportunidade para levar seus seguidores do
Twitter e seus fãs do Facebook para o seu site.
Se você não está compartilhando todos os artigos
publicados no seu portal nas suas redes sociais, você está cometendo um grande
erro.
Você não está apenas fazendo uma má gerência do
conteúdo, como também não está fazendo um bom uso dos mecanismos de busca.
Compartilhe o conteúdo do seu site nas redes sociais e dê aos leitores e
usuários uma razão para eles visitarem o seu endereço
Não ter botões de compartilhamento
A mesma coisa acontece com os botões para
compartilhar rapidamente páginas nas redes sociais. Tenha um simples botão no
seu site ou na sua página pode aumentar o seu tráfego social e sua influência
digital. Adicione essa ferramenta gratuitamente ou peça para o seu webdesigner.
Falar a língua das novas gerações
Todas as marcas estão tentando “descobrir” como
vender de modo eficiente para as “gerações mais novas”. Como essa é uma área
ainda meio nebulosa, uma armadilha comum está ganhando força. Especialmente no
Twitter.
Uma marca vê uma hashtag ou um trending topic e
imagina que se ela também usar uma linguagem “descolada”, os mais jovens se
interessarão imediatamente. Entretanto, após algum tempo, isso não funciona
mais.
A empresa não vai apenas irritar sua audiência
principal, como também vai acabar se tornando irrelevante para a maioria dos
jovens. Portanto, mantenha-se autêntico e descubra meios mais criativos de
atingir a nova geração.
Curtir e comentar excessivamente no LinkedIn
Todos nós temos um contato no LinkedIn que não sabe
que tudo o que ele “curte” e “comenta” é mostrado publicamente para toda a
rede. Ou talvez ele até saiba, mas não se importa se a sua comunidade tem
acesso à curtidas desconfortáveis, desnecessárias e até embaraçosas.
A realidade é que, ao mesmo tempo em que o LinkedIn
é uma ferramenta valiosa, ele também é uma rede social mais fácil de incomodar.
As pessoas odeiam quando o LinkedIn é usado de modo incorreto e detestam ser
acionadas por bobagens.
Portanto, seja cuidadoso com as “curtidas”. Se você
não consegue se controlar, pelo menos use eo recurso de esconder suas
atualizações.
Gastos excessivos com anúncios
O último - e mais caro - erro nas mídias sociais é
gastar cegamente com publicidade para tentar crescer. Só porque o marketing no
Facebook é barato, isso não significa que colocar anúncios aleatórios vai
aumentar o engajamento.
Sim, ter engajamento é um ótimo sinal, mas gastar
com anúncios para suprir a falta de uma estratégia real pode prejudicar
seriamente o negócio. Entenda seu público, seus objetivos, sua audiência e seu
conteúdo antes de colocar dinheiro em publicidade. E avalie os resultados de
cada anúncio.
Portal
MSN.
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