Como o sol envelhece a pele? Descubra como o protetor pode evitar os efeitos nocivos da radiação solar
Como o sol envelhece a pele?
Descubra como o protetor pode evitar os efeitos nocivos da radiação solarA gente está cansada de saber que vários motivos causam o envelhecimento da pele. Fatores genéticos, hábitos como o fumo e exposição ao sol estão entre os principais vilões de uma pele com aspecto jovial e saudável.
A exposição solar, no entanto, afeta a todos diariamente, por isso, deve ser combatida também todos os dias. Além do envelhecimento precoce, o excesso de sol pode causar problemas mais sérios, como o câncer de pele.
Saiba como se proteger e cuidar da pele, para que ela sempre tenha um aspecto bonito e saudável.
Raios solares
UVB e UVA são radiações emitidas pelo sol e nocivas para a pele, mas uma causa danos imediatos e outra é sentida a longo prazo. O UVA causa manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele, enquanto o UVB tem efeitos rápidos, como queimaduras e vermelhidão.
Outra diferença é que a radiação do UVB é mais intensa entre 10h e 16h, enquanto o UVA é constante durante todo o dia e consegue atravessar vidros. Por isso, é muito importante que o filtro solar tenha fator de proteção contra as duas radiações.
Efeitos do sol
Uma exposição excessiva ao sol sem o cuidado adequado pode ocasionar uma série de problemas. De forma imediata, a pele fica queimada, com inchaço e descamação.
A longo prazo, a pele vai ficando cada vez mais ressecada, o que leva a flacidez, propiciando o surgimento de rugas e manchas. O envelhecimento ocorre de forma mais acelerada e, em casos mais graves, é possível desenvolver um quadro de câncer de pele.
Envelhecimento
O envelhecimento da pele é inevitável, mas fatores externos, como o estresse, o fumo e, principalmente, a radiação solar aceleram o processo, propiciando o surgimento de manchas, flacidez, rugas, descamação e outros sinais do envelhecimento precoce.
Cuidados diários
O filtro solar é o melhor aliado para proteger a pele dos efeitos do sol. Por isso, capriche no seu uso, todos os dias. Use no mínimo um filtro com FPS 15, e que proteja contra os raios UVA e UVB.
É muito importante reaplicá-lo a cada três horas, ou antes, caso mergulhe ou transpire em excesso. Evite o banho de sol entre 10h e 16h, que é quando a radiação está mais intensa.
Benefícios
Os efeitos do sol são muito sérios e, por isso, proteger a pele é tão importante. Usar o protetor solar diariamente protege a pele dos raios ultravioletas, que podem causar queimaduras de sol e também propiciar o desenvolvimento do câncer de pele.
Além disso, o filtro protege a pele do envelhecimento precoce, pois os raios solares danificam as fibras de colágeno cutâneas, o que causa rugas e uma aparência de pele manchada e danificada.
Hidratação
Alguns filtros solares, além de protegerem a pele, também têm efeito hidratante. Uma pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação, o que deixa as rugas e linhas de expressão ainda mais evidentes.
A hidratação também ajuda a afastar o envelhecimento precoce e previne o aparecimento de rugas. Por isso, a dica é apostar em um protetor solar que já tenha função hidratante.
Atenção também no inverno
Não se engane: o sol de dias nublados e frios também danifica a pele. Por isso, mesmo durante o inverno, a preocupação com o protetor solar deve ser mantida.
Quando estiver na praia, mesmo embaixo do guarda-sol, o filtro continua sendo imprescindível para evitar a exposição indireta ou acidental.
© Foto: Shutterstock.
Portal MSN.
http://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/beleza/como-o-sol-envelhece-a-pele-descubra-como-o-protetor-pode-evitar-os-efeitos-nocivos-da-radia%c3%a7%c3%a3o-solar/ss-BBpoScZ?li=AAggXC1#image=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário